Ações policiais alcançam redução de 22% no índice de roubos em coletivos
A queda aconteceu na capital e no interior do estado, na comparação de 2023 com o ano passado.
Os roubos em coletivos tiveram uma redução de mais de 22%, nos primeiros quatro meses de 2023, quando comparado ao mesmo período do ano passado. A queda aconteceu na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e também no interior.
Em todo o estado foram registrados 86 casos a menos que no mesmo período do ano anterior, saindo de 388 para 302 ocorrências.
Na capital, as iniciativas das policiais Militar e Civil alcançaram uma diminuição de 18,9%, contabilizando um declínio de 56 casos. Apenas no mês de abril, a queda foi de mais de 25%
Nas cidades da RMS foram registrados menos 32,4% dos crimes e no interior a redução chegou a 33,3%.
Ações investigativas
João Roberto Cavadas, titular do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), unidade especialializada da Polícia Civil que investiga crimes em transporte público, explicou que essa redução foi conquistada com o esforço conjunto, nos últimos anos, das polícias.
“A queda foi possível graças ao trabalho integrado, com intercâmbio de informações, identificação das áreas de maior reincidência e desenvolvendo atividades conjuntas nessas localidades”, garantiu o delegado.
“Tivemos êxito, sobretudo no período do Carnaval, quando tivemos uma atenção especial e conseguimos manter os números sobre controle. Houve também a intensificação das operações nos horários de maior ocorrência dos delitos”, frisou o especialista.
Combate
O comandante da Operação Gemeos, major Valnei Azevedo, enfatizou que as unidades monitoram linhas e quase três mil pontos de ônibus.
O oficial lembrou ainda que no período foram conduzidas 67 pessoas à Delegacia, 36 presos, 12 adolescentes acabaram apreendidos, além da apreensão de 13 armas de fogo e simulacros, além de 12 armas brancas.
Fotos: Vitor Barreto