NoticiandoVariedades

11ª Conferência Estadual de Saúde tem início na próxima segunda-feira (5)

A 11ª Conferência Estadual de Saúde será realizada de 5 a 7 de junho de 2023 pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), juntamente com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A abertura oficial acontece às 14h30, no estacionamento externo da Arena Fonte Nova, em Salvador. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência foi precedida por etapas municipais, que aconteceram entre novembro de 2022 e maio de 2023. Nas conferências municipais, foram eleitas 2.320 pessoas para representar os 417 municípios na Conferência Estadual (chamados delegados), com o intuito de debater e construir políticas públicas de saúde que serão subsídios para o Plano Plurianual de 2024-2027. Ao todo, são aguardadas mais de 4 mil pessoas entre gestores, trabalhadores de saúde, usuários e convidados.
Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a Conferência Estadual é um espaço democrático de construção das políticas de saúde, portanto, é o local onde o povo manifesta, orienta e propõe os rumos da saúde. É um local de diálogo entre o poder público e a sociedade a fim de fortalecer o SUS”, ressalta a secretária, ao pontuar que a primeira conferência estadual ocorreu em 1987.
Para além de discutir a situação de saúde da população, levantando problemas e propondo soluções, bem como analisar o resultado das ações e serviços prestados pelas secretarias de saúde, a Conferência Estadual fará a eleição dos delegados para a Conferência Nacional de Saúde.
Eixos temáticos
A 11ª Conferência Estadual de Saúde terá quatro eixos temáticos. São eles: “A Bahia que temos. A Bahia que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes”.
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *