Salvador

“A mudança da realidade passa pelas estruturas de poder”, diz Olívia sobre resultado das eleições no país

No Dia Nacional da Consciência Negra, Olívia Santana, deputada estadual pelo PCdoB, afirma que o resultado das eleições nos municípios retrata as desigualdades de raça e gênero no país.

Em uma população formada por 58,8% de pessoas pretas e pardas, apenas 32% dos prefeitos eleitos no Brasil são negros. “O resultado das eleições não retrata a realidade da nossa população. A mudança da realidade passa pelas estruturas de poder. E é o voto da maioria oprimida que, infelizmente, mantém os opressores no poder”, crítica Olívia. “O Dia da Consciência Negra é uma convocação à luta, que deve ser movida pela consciência política transformadora”, completou a deputada.

Em relação à gênero, mulheres representam apenas 12,2% das prefeitas eleitas no país. “Isso é o retrato do machismo estrutural. Sem luta política concreta, não serão derrubadas as estruturas que mantêm as mulheres fora dos espaços de poder”.

Olívia se solidarizou com os ataques virtuais que a vereadora Ana Lúcia Martins, eleita na cidade de Joinville, Santa Catarina, sofreu após resultado das eleições. “Só agora uma preta é eleita naquela cidade catarinense, marcadamente racista. E ainda tem que enfrentar ataques absurdos, daqueles que a gente vê nos filmes sobre o sul dos Estados Unidos. O Brasil precisa reconhecer e superar o racismo, em vez de acusar quem denuncia de estar dividindo o país”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *