É dever dos seres humanos defenderem o planeta
É dever dos seres humanos defenderem o planeta do aquecimento global.
“As pessoas educam para a competição e esse é o principio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia, estaremos a educar para a paz.” Maria Montessori.
Só poderemos formar bons cidadãos ensinando as crianças desde as primeiras letras a serem cidadãos, quanto aos princípios e valores da cooperação, ajuda mútua, solidariedade, respeito ao próximo e ao Meio Ambiente. Educação, formação e informação começam em casa, ensinando as crianças a SER e não a TER.
A importância das matérias Educação Associativa e Ambiental nas escolas se faz necessária, visando a preservação da natureza para uma melhor qualidade de vida da população e dos animais, com a participação e união por objetivos comuns.
As ideias, atitudes, maneiras de pensar e de agir influenciam diretamente no comportamento das gerações, podendo ser somadas, ou até multiplicadas, durante a interação com outras pessoas que fazem parte de seu ambiente familiar, social e cultural. Ser o exemplo é a melhor forma de educação.
A educação participativa oportuniza novos caminhos e novas formas de convivência, desenvolve a igualdade e a liberdade do direito de pensar, ouvir, questionar, analisar, defender, avaliar, agir e aprovar.
Nas matérias educação Associativa e Ambiental, crianças e jovens descobrem seu potencial e passam a desenvolver valores e atitudes de respeito e solidariedade contribuindo para melhorar a qualidade de vida e a felicidade dos seres humanos, dos animais e do planeta.
A educação ambiental se inicia na família e na escola com atividades práticas, como cuidar das plantas, dos rios, dos animais, do solo, e do meio ambiente. Se estas noções forem compreendidas e praticadas na infância, elas serão adotadas na vida adulta, e essa tomada de consciência vai ser reproduzida, gerando uma interação positiva com a natureza e com o mundo.
Assim como existe a cooperação entre as pessoas, também a cooperação da natureza em busca da própria sobrevivência, fazendo parte deste processo: o sol, a terra, o vento, a chuva, o calor, o frio, o mar, os rios, os animais, o homem e tudo o que existe. Respeitar e Preservar a Natureza é Preservar a Vida.
As árvores e as plantas são responsáveis pela produção de oxigênio. O vento, a chuva e os pássaros levam sementes e a natureza providencia para que elas germinem. A abelha e outros insetos voam de flor em flor, transportam o pólen e colaboram na geração de novas plantas. A destruição das matas, as queimadas, a poluição dos rios, a matança de animais e o lixo dificultam essa cooperação na natureza. Os seres humanos e animais se alimentam e se curam do Meio Ambiente. Preservar a natureza é ter saúde, água limpa e ar puro.
De mãos dadas na defesa da educação associativa e ambiental nas escolas poderemos cooperar com as novas gerações para salvar o mundo com princípios e valores humanitários como forma também de reduzir as desigualdades sociais e a violência para um mundo melhor.
“EDUCAÇÃO NÃO TRANSFORMA O MUNDO. EDUCAÇÃO MUDA AS PESSOAS. PESSOAS TRANSFORMAM O MUNDO”.
Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas – site: aldericosena.com