Gestores de ações estratégicas e de tecnologia do Estado recebem treinamento para análise de resultados da plataforma ba.gov.br
Servidores que estão na direção estratégica e nas áreas de tecnologia de dez órgãos do Estado tiveram, nesta quarta-feira (13), um treinamento para aprimoramento da plataforma https://www.ba.gov.br. O projeto piloto, parceria da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb) com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), aconteceu na sede da Prodeb e reuniu representantes de pastas como a Secretaria da Educação da Bahia (SEC), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Polícia Civil da Bahia (PCBA) para capacitação de gestão de dados da plataforma.
Um dos temas do treinamento foi o Business Intelligence (BI). A ferramenta já está integrado à plataforma https://www.ba.gov.br e torna a navegação e acesso aos serviços mais intuitivos para os usuários.
Coordenador de dados da Prodeb, Grimaldo Oliveira detalha que a capacitação busca garantir o uso de dados de forma eficiente pela administração estadual. “A gente passa a fazer inferências sobre o que está ocorrendo na ponta e, através das inferências, melhorar o serviço, se antever a problemas e criar novas possibilidades. Com acompanhamento, ele consegue entender o que o cidadão quer realmente. Então, a gente cria uma massa crítica de análise de dados”, avaliou.
Cada secretaria e órgão tem acesso a painéis de BI que correspondem aos respectivos serviços. Assim, os profissionais poderão, com o treinamento, avaliar como estão sendo utilizados pela população, demandas essenciais e a segurança dos usuários.
Para a líder de desenvolvimento de sistemas da SEC, Marla Miranda, o treinamento está ampliando a percepção sobre a plataforma, quando ela troca com outros gestores de órgãos estaduais. “A interação com outras secretarias permite saber o que estão fazendo e despertar essa noção mais ainda. Todo mundo aqui é da área de dados. Então, posso ver o que eu tenho na minha secretaria que pode interagir com a outra, e pensar formas de melhorar nossos indicadores para colaborar com a gestão pública. Isso é o mais bacana”, ressaltou.
Segundo a gerente de projetos do ba.gov.br, Carla Pena, serão três grupos capacitados pelo primeiro ciclo do treinamento. O projeto terá continuidade conforme as necessidades de atualização da plataforma e do que for apresentado pelos órgãos para melhoria.
“A gente tem algumas metas básicas, estratégicas, desse projeto. Uma delas é avaliar, a partir dos dados dos painéis, quais serviços têm maior busca pelos usuários. Com o aumento desses dados, a gente transforma conhecimento em ação”, sublinhou Carla.
Repórter: Milena Fahel/GOVBA
Fotos-Thuane-MariaGOVBA