Hilton Coelho lamenta morte da estudante Ana Luiza

A morte da estudante universitária Ana Luiza dos Santos Silva, no domingo, 13, no bairro de Engomadeira, Salvador, em operação desastrosa da Polícia Militar da Bahia, foi lamentada pelo deputado Hilton Coelho (PSOL) em moção de pesar apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). “Apresentamos nossa solidariedade e apoio à família e demais pessoas diante desse brutal assassinato. Estudante terceiro semestre do curso de Estética e Cosmética na Faculdade Anhanguera Unime. jovem, negra, periférica e cheia de sonhos, teve sua vida interrompida de forma covarde”, afirma o parlamentar.
“Lembramos que a comunidade reagiu de forma imediata e legítima, ocupando as ruas exigindo justiça e o fim da violência policial”, afirma Hilton Coelho qualificando que “o Estado brasileiro mostra sua face genocida contra a juventude negra e periférica. É inadmissível que vidas continuem sendo ceifadas sob a falsa justificativa da segurança pública. A morte de Ana Luiza não é um caso isolado, é mais uma entre tantas tragédias que escancaram o racismo estrutural e a política de extermínio existente nas periferias deste país”.
Hilton Coelho acrescenta que “de acordo com familiares e testemunhas, não havia nenhum confronto no momento da ação. Ana havia saído para levar uma marmita à casa de uma amiga e, ao retornar, foi baleada na barriga por agentes do Estado. Infelizmente, não resistiu aos ferimentos. A versão das autoridades policiais tentam sustentar uma suposta troca de tiros, mas os relatos da comunidade são claros: os policiais chegaram atirando, sem qualquer justificativa, e agrediram quem ousou protestar diante da violência”.
“Reafirmamos nossa solidariedade e apoio com a família de Ana Luiza, com seus amigos e com toda a comunidade da Engomadeira. É urgente uma apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização de todos os envolvidos nessa ação criminosa. Basta de impunidade. Estamos juntos na luta por justiça para Ana Luiza e pela construção de uma sociedade onde a juventude possa viver com dignidade, estudar, sonhar e ter oportunidades para realizar. Exigimos justiça para Ana Luiza”, conclui Hilton Coelho.