Foto: Reginaldo Ipê

Acostumados a cobrir a rotina da Câmara Municipal de Salvador, os jornalistas vencedores do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo mudaram de papel hoje. Os profissionais foram o destaque da sessão especial de entrega da premiação, realizada na manhã desta quarta-feira (5), no Plenário Cosme de Farias. A atividade aberta pelo presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), e presidida pelo vereador Téo Senna (PHS).

Para a categoria jornal impresso o vencedor foi Henrique Brinco, do jornal Tribuna da Bahia. O primeiro lugar na categoria internet foi para o repórter Matheus Morais, do site Bahia.Ba, e empataram em segundo lugar, também na categoria internet, os repórteres Jeremias Silva, do site Política na Rede, e Guilherme Ferreira, do Bahia Notícias.
“Fico feliz por estarmos no segundo ano do prêmio após um período sem realizá-lo. Aprendi que as boas ideias devem ser sempre postas em prática e foi isso que o vereador Téo Senna fez ao retomar essa premiação. Esse prêmio homenageia Jânio, os profissionais da imprensa e também Janaína e Suely, filha e viúva do jornalista”, destacou o presidente Leo Prates. 

"Jânio sempre foi referência no jornalismo político e a retomada desse prêmio é importante por homenagear o grande profissional que ele foi e também os seus colegas que atuam diariamente na Câmara cumprindo o papel de informar aos cidadãos”, disse Téo Senna, vereador responsável pela resolução que deu origem ao prêmio em 2010.

Emoção

A emoção tomou conta do Plenário Cosme de Farias quando a filha de Jânio Lopo, Janaína, leu um poema de sua autoria relatando o sentimento quando recebeu a notícia do falecimento do pai. O texto foi publicado no livro Antologia de Poetas. Aos 14 anos, ela mostrou seu talento com a escrita e emocionou a todos também ao agradecer à Casa a homenagem ao pai.

“Esse prêmio reconhece os profissionais ainda em vida, os que estão no dia a dia da Casa. É uma correção do que é o comum, que é homenagear as pessoas após a morte”, pontuou a viúva do jornalista, Suely Lopo. 

“Depois de um ano em que nossa profissão foi tão massacrada, esse prêmio é um reconhecimento muito importante para toda categoria”, disse Henrique Brinco, que recebeu a placa das mãos da mãe, Rachel Brinco, e do ex-vereador Arnando Lessa.

Matheus Morais disse que o prêmio é importante também para incentivar os novos profissionais e fortalece a relação com a Casa. “Eu cubro a Câmara há cinco anos e vejo que as própria estrutura favorece sua proximidade com a população e com os jornalistas que aqui atuam. Esse prêmio é muito importante para nós que estamos aqui todos os dias acompanhando o trabalho dos vereadores”, destacou o profissional do site Bahia.Ba, que teve a placa entregue por sua tia Telma Meireles e pelo vereador Ricardo Almeida (PSC).

“Esse é um reconhecimento da cidade por meio dos seus representantes. Não é Jeremias que está recebendo o prêmio sozinho, todos os profissionais ganham junto comigo”, disse Jeremias Silva, que recebeu a placa do seu filho Vinícius Alejandro, que cursa o segundo semestre de Jornalismo, e de Suely Lopo.
Guilherme Ferreira agradeceu o apoio da família, da namorada Rebeca Menezes e do site Bahia Notícias pelo apoio em sua trajetória profissional. “É uma honra muito grande ganhar esse prêmio. Somos os responsáveis por levar à população as notícias importantes. Nem sempre são as informações que as pessoas gostariam de ler, mas são sempre as que precisam saber”, disse. Guilherme recebeu a premiação das mãos do secretário de Comunicação da Casa, o jornalista César Rasec, da presidente do Sindicato dos Jornalistas, Marjorie Moura, e de Rebeca. 



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



banner adv