A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), firmou, na semana passada, um convênio com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), para administração de parte das Unidades de Acolhimentos Institucionais (UAIs). Nesta segunda-feira (06), a pasta assinará com a Associação Pleno Cidadão (ASPEC) para ampliação dos serviços prestados para a população em situação de rua. As instituições foram convocadas após vencerem editais de chamamento público para ampliação do serviço.
A ASPEC administrará três unidades, duas para casais e uma para família, enquanto a ADRA uma unidade mista. Em cada UAI são dispostas 50 vagas de acolhimento, com a realização de serviços de acolhida/recepção; escuta; desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; estudo social; apoio à família na sua função protetiva; cuidados pessoais; orientação e encaminhamento sobre/para a rede de serviços locais com resolutividade; construção de plano individual e/ou familiar de atendimento. 
Conforme o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Leo Prates, a ação marca um momento histórico para o atendimento à população em situação de rua em Salvador. “Essas instituições estão chegando em um momento importante para a Sempre e para Salvador, pois expandimos o trabalho direcionado a população da nossa cidade, um dos principais pilares da pasta e o maior compromisso que assumimos na gestão”, comemora. As UAIs realizam, ainda, serviços de orientação sociofamiliar; elaboração de relatórios e/ou prontuários; trabalho interdisciplinar; diagnóstico socioeconômico; orientação para acesso à documentação pessoal, atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; mobilização, identificação da família extensa ou ampliada; mobilização para o exercício da cidadania; articulação da rede de serviços socioassistenciais; articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais e de defesa de direitos; articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




banner adv