Resultado de imagem para Professora Dayane quer criação de bolsa para alunos de licenciatura com as melhores notas do Enem

A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL) apresentou projeto de indicação ao Ministério da Educação (MEC) que sugere a criação de bolsa de um salário mínimo para os alunos que obtiverem as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e optarem por cursos de licenciatura. A intenção da parlamentar é atrair os melhores alunos para a docência, segundo modelo já adotado com sucesso na Finlândia, valorizando a carreira já desde a graduação.

"Baseada na meritocracia, entendo que precisamos incentivar os melhores para essa missão. Foi atraindo os melhores para a profissão que, por exemplo, a Finlândia elevou de maneira significativa o desempenho de seus alunos avaliados por exames internacionais", apontou a Professora Dayane ao justificar a necessidade da medida.

"Sabe-se que o desafio da Educação no país é imenso e, sem que atraiamos os melhores alunos para a carreira, será muito difícil revertermos nosso quadro de tão baixa aprendizagem em sala de aula", afirma a parlamentar baiana.

A Professora Dayane também cita a pesquisa Repensar o Ensino Médio, de maio de 2017, desenvolvida pelo “Todos pela Educação”, que apontou que cerca de 25% dos jovens que cursam o Ensino Médio já pensaram em ser professores, mas desistiram, sobrando apenas por volta de 14% que ainda desejam seguir a carreira.

"Os principais motivos associados à rejeição da carreira docente são, segundo a pesquisa, o pouco respeito dos alunos, o baixo salário inicial e o pouco reconhecimento da sociedade", diz a parlamentar, que é licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e já lecionou em escolas de níveis fundamental e médio


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




banner adv