Uma ambulância e incubadora neonatal serão entregues, neste sábado (06), pela prefeita Moema Gramacho, às 9h, ao SAMU 192 de Lauro de Freitas, na sede da unidade, na Estrada do Coco. Os equipamentos vão ficar disponíveis para atendimentos emergenciais de deslocamento na unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município.   

A ambulância está equipada com maca para o deslocamento de adultos, cilindro de oxigênio e outros aparatos. A incubadora móvel poderá ser adaptada em qualquer uma das ambulâncias em funcionamento no SAMU, para o transporte de crianças de 500 gramas à 7 kg até unidade referência. As ocorrências devem ser acionadas pelo 192.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Vidigal Cafezeiro, “a incubadora proporciona o transporte adequado do recém-nascido, garantindo que o bebê seja conduzido com a temperatura apropriada e protegido de infecções”. Sobre a ambulância o secretário destaca ainda que é mais uma ferramenta de trabalho para a equipe do Samu que vai melhorar muito o atendimento de urgência em Lauro de Freitas.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Samu, Amanda Dantas, a incubadora é ideal para a locomoção de bebês cardiopatas, baixo-peso e prematuros. “Esse equipamento otimizará o atendimento a pacientes de alto risco com maior segurança e eficácia. O transporte de neonato é muito delicado. A incubadora de transporte absorve melhor os impactos e mantém o controle da temperatura, proporcionando maior estabilidade hemodinâmica”, disse.


banner adv

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player