O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, a diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, assinaram na noite desta quinta-feira (01), um Acordo de Cooperação Técnica para o levantamento dos usuários de recursos hídricos na Bacia do Rio Corrente. A partir deste levantamento, realizado em parceria com a Agência Peixe Vivo, será elaborado o plano de ação para o cadastramento de usuários de água na região, importante instrumento de gestão dos recursos hídricos para o Estado da Bahia. 

"Esse levantamento significa um grande avanço para a gestão da Bacia do Rio Corrente. Viemos de um período de escassez de água naquela região, que gerou conflitos envolvendo o uso da água. Assumimos então o compromisso de conhecer melhor a bacia do Rio Corrente, para de fato fazer uma gestão mais justa, em que todos tenham atendidas as suas demandas pelo uso da água de forma social e ambientalmente equilibrada", afirmou o secretário João Carlos, acrescentando que a assinatura do termo de cooperação vai viabilizar a realização do cadastro de usuários de recursos hídricos na região.

"Estamos desenvolvendo ações que possam aproximar o plano de gestão da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco com os Planos Estaduais de Recursos Hídricos, com o objetivo de criar uma sinergia nas ações concretas para essa gestão, sobretudo no que diz respeito à implementação e universalização dos instrumentos de gestão dos planos de bacia. Com a Bahia, a partir desta parceria aqui firmada, vamos utilizar os recursos oriundos da cobrança pelo uso das águas em um projeto para construir ou melhorar os cadastros de usuários das águas na sub-bacia do rio São Francisco, neste caso, na Bacia do Corrente", afirmou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.


banner adv

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player