Lauro de Freitas atingiu o marco de 75% na cobertura da Atenção Básica (AB) com a implantação da Unidade de Saúde da Família (USF) do Tarumã no bairro da Itinga, que completou um mês de funcionamento nesta segunda-feira (5). Nesse período, o equipamento registrou mais de dois mil atendimentos em ginecologia, pediatria, nutrição, psicologia, vacinas e exames laboratoriais. Para comemorar a data, servidores e usuários participaram de um café da manhã saudável no auditório da unidade.

Com sete consultórios, a USF do Tarumã é interligada a rede municipal de Regulação para a marcação de consultas e exames em outras unidades e possui sala de curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e farmácia. “Hoje temos 16 USFs em funcionamento em Lauro de Freitas. Na atenção especializada está previsto, antes do final deste ano, a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde com Pronto Atendimento em Areia Branca e um Pronto Atendimento no Centro”, informou o secretário de Saúde, Vidigal Cafezeiro.

A USF do Tarumã conta com três equipes de saúde da família, três equipes de saúde bucal e uma equipe com 13 agentes comunitários, além de um Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) com nutricionista, assistente social, educador físico, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. As equipes especializadas atendem gestantes com consulta pré-natal, puericultura, hipertensos, diabéticos, idosos, crianças, adolescentes, planejamento familiar, acompanhamento da tuberculose e hanseníase. Para o gerente da unidade, Aldeny Sena, “os bons resultados são frutos de uma força tarefa em que todos os servidores da USF estão empenhados em prestar bons serviços à comunidade”, frisou.

AMPLIAÇÃO

No final de 2016, o município registrava 53,79% de cobertura da Atenção Básica. Nos primeiros quatro meses de 2017 foram reabertas 14 Unidades de Saúde da Família (USF) com um total de 34 equipes de Saúde da Família. Esse quantitativo foi ampliado e atualmente o município possui 16 USF e 41 equipes.  A meta é atingir 100% de cobertura com a implantação até o final deste ano de mais três USF, duas delas na Itinga e uma no Centro da cidade.  


Prefeitura de Salvador

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



banner adv