O Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, alerta aos consumidores para ficar atento na hora das compras para o Dia dos Pais, principalmente se a escolha for por produtos têxteis - vestuário, roupas de cama e banho.

É importante verificar as informações contidas nas etiquetas, bem como acontece com os rótulos dos alimentos. Isso porque há casos de consumidores que têm reações alérgicas a determinadas fibras e/ou filamentos têxteis.

O que observar:  A legislação metrológica determina que a etiqueta deve conter dados da composição, origem e os cuidados de conservação do produto, tais como: nome ou razão social ou marca registrada do fabricante;  identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador (CNPJ);  país de origem; nome das fibras ou filamentos têxteis e seu conteúdo expresso em porcentagem; uma indicação de tamanho e, pelo menos, os cinco principais tratamentos de conservação do produto têxtil ( lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e cuidado profissional têxtil ), por meio de símbolos e/ou texto, conforme estabelece a Norma NM-ISO 3758:2013.

Caso estas exigências não sejam cumpridas, o estabelecimento pode ser notificado e os produtos, apreendidos. O consumidor pode denunciar, na Ouvidoria do Ibametro pelo 0800 071 1888 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




banner adv