O diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Maurício Bacelar, esteve nessa terça (13), na Região Metropolitana de Salvador, para conhecer o funcionamento do único laticínio que produz leite, queijos e iogurte de caprinos da RMS, acompanhado pelo Coordenador de Operações Especiais da Diretoria de Inspeção, Adilson Andrade. “Em Camaçari, não existem apenas indústrias, a geração de renda é diversificada e pode vir também da produção da agricultura familiar. Esse é um dos cinco laticínios de caprinos do estado e, desde o ano passado, conta com a certificação da ADAB”, ressaltou Maurício.

O Laticínio Capril Kadosh funciona em Vila de Abrantes, distrito de Camaçari, e produz hoje até 4 mil litros de leite/mês e três tipos de queijo (coalho, reino e boursin) que abastecem hotéis, restaurantes de Salvador e do Litoral Norte e outros consumidores. Após conhecer os cuidados para assegurar a qualidade dos produtos, desde o capril, até o resfriamento e produção, Maurício Bacelar explicou que é papel da Agência desenvolver um olhar diferenciado para a agricultura familiar. ”O segmento tem peculiaridades que necessitam de um atendimento especial. A agricultura familiar fixa o homem no campo. A presença da ADAB e a orientação de nossos técnicos visam garantir a qualidade dos alimentos para colocar a produção artesanal dentro das normas exigidas pela defesa sanitária”, concluiu Maurício.

A perspectiva dos administradores é dobrar a produção."Os queijos finos fazem sucesso e somos procurados por comerciantes de outras regiões do estado, mas ainda não temos quantidade para atender toda a demanda”, descreveu a proprietária Hermínia Santa Rosa, uma apaixonada pela vida no campo. Junto com o marido e a filha Kátia passou a criar cabras e produzir leite. Depois de freqüentar cursos em Sergipe e em Hamburgo, na Alemanha, se tornou queijeira.


Prefeitura de Salvador

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




banner adv