Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou projeto de lei que orientalivrarias e bibliotecas privadas, localizadas na Bahia, a valorizarem a produção literária de autores baianos por meio da disponibilização de espaço reservado e identificado de forma destacada para as obras destes autores. “A literatura deve ser vista como um dos elementos de construção do pensamento social, ao mesmo tempo em que as vivências e leitura de mundo dos indivíduos precedem a leitura da palavra. Assim, propiciar a interação entre o autor e o público é um dos instrumentos de incentivo a leitura e a produção literária”, avalia o parlamentar

Para Hilton Coelho, “a valorização da literatura regional está atrelada à valorização da cultura popular em que os leitores estão inseridos e na análise crítica da realidade posta. A Bahia é profícua em grandes autores, entretanto, é necessário valorizar as/os novas/os escritoras e escritores garantindo-lhes visibilidade em livrarias e bibliotecas. Isto oportunizara que as obras se tornem mais acessíveis. A existência legal de reserva de espaço, em lugar de destaque no interior das livrarias e bibliotecas, influenciará no contato dos consumidores e usuários com os livros e também agregará valor simbólico maior a nossa literatura”

O legislador conclui afirmando que “a literatura de um Estado traz muito do universo que circunda tais espaços, sendo comunicante da identidade cultural de um povo e de demais aspectos que formam sua cultura. Nosso projeto objetiva, portanto, aumentar o reconhecimento da literatura baiana, como forma de consolidar nossa identidade cultural e valorizar os escritores do nosso Estado, que enriquecem a produção literária da Bahia e, muitas vezes, não tem o reconhecimento devido. Importante ressaltar que a literatura é recurso de estudo da sociedade e de suas problemáticas, podendo ser um dos fatores estimulantes na busca por mudanças”.



banner adv

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player