Variedades

Médico e professor da UFBA Armênio Costa Guimarães será homenageado pela Câmara Municipal de Salvador

Vereador Odiosvaldo Vigas, ex-aluno do cardiologista, é autor das indicações.

O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) encaminhou projetos de indicação ao prefeito ACM Neto e ao governador Rui Costa propondo que o médico e ex-professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa.), Armênio Costa Guimarães –  falecido em abril, seja homenageado pelo Município e pelo Estado.

No caso de Salvador, através da Indicação 245/2020, que a  Unidade Básica de Saúde – UBS, inaugurada recentemente na Rua da Ilha, em Itapuã, e cedida pelo Governo do Estado à cidade, seja denominada UBS Professor-Doutor Armênio Costa Guimarães.

Já no caso da Bahia, através da Indicação 246/2020, que o futuro Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas (RMS), receba o nome de Hospital Metropolitano Professor-Doutor Armênio Costa Guimarães.

Profissional Valoroso:

Nas justificativas, o pedetista frisa que o médico, nascido em Salvador, é considerado um dos vultos mais importantes da medicina baiana e nacional dos séculos XX e XXI, sendo fundador da Liga Bahiana de Hipertensão Arterial e Aterosclerose (LIBHA). “Ele foi meu professor na Faculdade de Medicina da UFBa. e teve uma carreira brilhante, instrutor de Medicina Interna e consultor em cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Fundação Universidade de Brasília”. Também foi professor associado visitante da Divisão de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Cornell, em Nova York (Estados Unidos) e médico do ambulatório de Cardiologia do New York Hospital.

O vereador destaca que o Dr. Armênio possui vários trabalhos acadêmicos e científicos publicados no Brasil e no exterior e pertencia à Academia de Medicina da Bahia, dentre outras instituições da área. “Além de professor, era referência para várias gerações de médicos, sobretudo os que atuam na área da cardiologia, tendo sido professor-titular da Faculdade de Medicina da UFBA., que o homenageou com o Título de Professor Emérito da instituição”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *