ColunistasDestaques

O povo precisa ter conhecimento o que é cidadania, valores cívicos e ética

A sociedade moderna está vivendo no mundo da hipocrisia, devido à falta de compromisso com os interesses comuns.
Caráter não tem preço! “Vivemos em um mundo onde tudo tem preço, mas nada tem valor, e as poucas coisas que tem valor, poucos sabem valorizar!”
A educação começa em casa, só podemos formar cidadãos, ensinando a criança desde as primeiras letras a ser cidadão.  “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo” Paulo Freire.  
É preciso SER para ter! O Sistema poder e capital geram corrupção e violência e é cruel com ele mesmo não formando homens e mulheres livres e preparados para exercerem suas habilidades, ideias, conscientes de seus deveres e direitos coletivos.
O Brasil e o Meio Ambiente precisam da consciência e do exercício de cidadania de todos, considerando suas riquezas naturais e geográficas, mas falta riqueza humana para zelar e preservar a natureza. “Preservar a natureza é preservar a vida”.
O que é cidadania! Cidadania refere-se ao conjunto de direitos e deveres do indivíduo em um dado território.
O cidadão é um indivíduo que convive em sociedade, exercendo os seus deveres e usufruindo de seus direitos. O cidadão tem direitos civis e políticos no Estado em que nasceu ou se naturalizou. Quando uma pessoa tem consciência e exerce bem os seus direitos e deveres para com a pátria está praticando a cidadania.
O que garante o artigo “1º da Constituição Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a cidadania;
II – a soberania;
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo”
Valores cívicos são princípios éticos e morais que orientam o comportamento dos indivíduos em sociedade, promovendo o respeito, a solidariedade, a responsabilidade e a justiça. São valores essenciais para a convivência pacífica e harmoniosa entre as pessoas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Exemplos de valores cívicos incluem o respeito às leis, o respeito ao próximo, a honestidade, a tolerância, a cooperação, a igualdade de direitos e deveres, entre outros. Esses valores são fundamentais para o fortalecimento da democracia e para a promoção do bem-estar coletivo.
Ser cidadão ético é uma referência de dignidade, princípios e valores que se aprende na família, pois ser ético com o próximo, a natureza, animais e instituições é um dever de todo ser humano. Ser ético nada mais é do que agir de forma honesta, proceder bem, sem prejudicar os outros. É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc. Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação e ter coragem para assumir seus erros. Todo ser ético reflete sobre suas ações com o bem ou o mal para seu próximo e seu País. É ter a consciência limpa e liberdade.
Hoje ser cidadão é votar nas eleições. Se escolher um candidato e votar é sinônimo de democracia e cidadania porque o voto é obrigatório. Não seria melhor formar o cidadão consciente, mas a quem cabe o dever de formar o cidadão? A escola? A família? A sociedade? O Estado?
O que fazer então para andar um pouco mais seguro nesse terreno nebuloso da inversão de valores e princípios predominante na humanidade? Algumas estratégias podem dar um norte: Não faça absolutamente nada que você não possa assumir em público, tendo a perfeita dimensão de quais são os seus limites; é importante também que avalie os riscos das decisões que toma, principalmente os políticos que ajuda a eleger e a reeleger a cada eleição; verifique se os valores da empresa são compatíveis com os seus. Se não, você tem apenas três saídas: ou você muda as regras ou tenta se adequar ou procura outro lugar que lhe seja mais conveniente; trabalhe sempre com base em fatos reais, procurando sempre não julgar se baseando em suposições; saiba que para ser leal com o próximo, você precisa ser leal consigo mesma; saiba que ser um cidadão ético estará cooperando para construção de uma sociedade educada, consciente e humana.
Um poeta anônimo soube bem como exprimir o verdadeiro conceito de ética: “Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras; vigie suas palavras, porque elas se tornarão seus atos; vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos; vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter; vigie seu caráter, porque ele será o seu destino”.
Presto uma singela homenagem a todos atletas, especialmente as mulheres que estão conquistando seu espaço como exemplo de cidadania, valores cívicos, ética e profissionalismo, superando todas dificuldades, sacrifícios, ousadia e comprometimento nas Olimpíadas em Paris, defendendo a BANDEIRA VERDE E AMARELA DO BRASIL.
Aos Pais dos atletas e comissões técnicas nosso parabéns pela coragem, orientações e aconselhamentos aos heróis, peças chaves para conquista das MEDALHAS nos jogos Olímpicos de Paris com honradez e dignidade. EDUCAÇÃO NÃO É DESPESA, É INVESTIMENTO! A SOCIEDADE PRECISA AMAR E RESPEITAR MAIS O ESPORTE E A CULTURA!
O momento é de ação e não de omissão, considerando que quem cria e descria qualquer coisa é o ser humano. No entanto é de fundamental importância que o ELEITOR SAIBA USAR A ARMA – TÍTULO ELEITORAL nas eleições, observando o Caráter, a Capacidade e o Compromisso dos candidatos, porque é na área do governo que se decidem os destinos do país e as condições de vida da população.
Como o Brasil pode ter “ORDEM E PROGRESSO” sem o exercício da cidadania?
Rui Barbosa escreveu: “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”. SEJA A MUDANÇA!
“Não erramos quando damos muito de nós a alguém. Erramos quando esperamos o reconhecimento de alguém que não sabe valorizar a sinceridade que lhe damos.”
De mãos dadas exercendo a cidadania com educação, valores cívicos e ética com certeza construiremos um Brasil melhor para futuras gerações!
Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Ex-Assessor da UFBA/UFES, IAT Instituto Anísio Teixeira e Ex-Superintendente do SESCOOP- Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo site: aldericosena.com 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *