Policial

Polícia Militar realiza a 3ª edição do Curso de Gestão em Cerimonial

Na manhã desta segunda-feira (7), no Auditório do Quartel do Comando Geral, foi realizada a aula inaugural do III Curso de Gestão em Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Eventos (CPGCPEE), promovido pela Polícia Militar da Bahia. Esta edição tem como coordenador o major Ramsés e como instrutora-chefa a tenente Érika Cambuhy, ambos integrantes do Cerimonial da PMBA.

Ao longo do curso, que tem duração de quatro semanas e se encerra em 1º de novembro, os alunos terão acesso a 160h de aulas e atividades teóricas e práticas, incluindo a realização de seminários temáticos e visitas técnicas. A aula inaugural foi ministrada pelo professor José Carlos Rodrigues, cerimonialista do Governo do Estado.

A turma é composta por 24 oficiais e oficialas, sendo 18 da PMBA, dois do Exército Brasileiro, uma da PMPE, uma da PMPI e duas do CBMPI. A major Gabriela, da PMPE, e que já participou de uma formação na PMBA, falou sobre as expectativas para o curso:

“É a segunda vez que tenho a oportunidade de fazer um curso aqui na PMBA e a expectativa é a melhor possível. A polícia da Bahia é referência em diversas áreas, mas especialmente em cerimonial, e espero levar esse aprendizado para a PMPE”.

O tenente Bonfim, do Batalhão de Choque da PMBA, também falou sobre como o curso pode ajudar na disseminação dos conhecimentos em cerimonial na sua unidade operacional:

“A realização de cerimônias é hoje uma atividade frequente nas diversas unidades da PMBA. Espero que, com a formação técnica, eu consiga multiplicar esses ensinamentos lá na unidade”.

A cerimônia de abertura do curso foi presidida pelo subcomandante geral, coronel Nilton Machado, que ressaltou a importância do processo de instrução nas instituições militares:

“Sem instrução, podemos ser tudo, menos uma tropa. E é fundamental que essa instrução seja qualificada, como é o caso da equipe disciplinar que conduz este curso e que irá ofertar o conhecimento adquirido ao longo do tempo dedicado aos estudos e à prática da atividade de cerimonial”.

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *