Usina da Pedra tem vazão de 60m³/s
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) reduz, a partir de hoje (20), a vazão de saída da Usina da Pedra, localizada no Rio de Contas, na Bahia, para o patamar de 60 metros cúbicos por segundo (m³/s).
Na data de ontem (19), o reservatório registrou vazão de entrada de 61 m³/s. Com o arrefecimento das chuvas, depois de fortes precipitações no final de dezembro, a Empresa vem adotando reduções gradativas da vazão, a fim de manter o nível do reservatório que se encontra, atualmente, com 65,55% de volume útil, abaixo do volume de espera para o período que é de 66,70%.
A Companhia afirma que a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nas vazões praticadas em função das chuvas na Bacia do Rio de Contas, tendo em vista que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2022 e segue até abril de 2023.
Reforça, ainda, que a população deve evitar fortemente ocupar a área próxima à calha do rio. A operação e manutenção do Reservatório da Usina da Pedra mantém todos os padrões de segurança e normas preestabelecidas.