Programa Beleza Pura oferece qualificação e promove empreendedorismo feminino

Oferecer qualificação profissional e estimular o empreendedorismo entre o público feminino. Esse é o objetivo do programa Beleza Pura, lançado pela Prefeitura nesta segunda-feira (27), na unidade do Aquidabã do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Bahia (Senac Bahia). A entidade é parceira da iniciativa, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A solenidade contou com a participação do vice-prefeito Bruno Reis.

De acordo com ele, a capacitação disponibiliza 300 vagas em diversas modalidades na área de beleza e estética, além de oferecer auxílio para custear o transporte das alunas, evitando a evasão, e um kit, que poderá ser usado no exercício profissional, ao término do treinamento. “Temos ainda uma parceria com o Sebrae e com o Banco do Nordeste que permitirá, por meio do programa Agentes do Empreendedorismo, ajudar as pessoas a abrirem as suas empresas como microempreendedoras individuais, para que montem seus negócios, inclusive, com financiamento”, disse Bruno Reis.

Fotos: Betto Jr.

O vice-prefeito também ressaltou o compromisso da atual gestão com a geração de emprego e renda em Salvador. “Apesar de tantas potencialidades, a nossa cidade ainda é muito pobre. A gente tem que conviver com a forte desigualdade social. E só há uma forma de superar esse desafio: com crescimento econômico. Por isso, em cada programa e projeto, estamos procurando criar um ambiente favorável de negócios, para que possam surgir oportunidades para as pessoas. Isso está evidente em todas as obras nossas”, assinalou Bruno Reis.

Titular da SPMJ, Rogéria Santos destacou a importância do programa Beleza Pura para dar independência econômica às mulheres. “Esta política de construção de autonomia financeira conduzida pela Prefeitura, por meio da SPMJ, ajuda na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher. Porque a gente sabe muito bem que, quando as mulheres menos favorecidas, espalhadas nos quatro cantos da nossa cidade, são agredidas, elas não têm emprego, não têm profissão, querem trabalhar e não sabem como. Por vezes, é esse ciclo de pobreza que as diminui e as lança no ciclo da violência”, frisou Rogéria.

O Beleza Pura contempla mulheres com idade superior a 18 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental I incompleto. Quem tem interesse em participar do programa pode ser inscrever pelo site: belezapura.salvador.ba.gov.br. Nesta primeira etapa, a iniciativa vai oferecer cursos de capacitação de técnica de manicure e pedicure, barbeira, cabeleireira assistente e design de sobrancelhas com henna. As alunas terão direito a kits completos com todos os materiais necessários para a conclusão do treinamento, que será realizado na unidade Senac Aquidabã, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h.

Cursos:

Técnicas de Manicure e Pedicure
Carga horária: 80 horas
Período do curso: 29/1 a 12/3/2020

Cabeleireira Assistente
Carga horária: 230 horas
Período do curso: 3/2 a 28/5/2020

Barbeira
Carga horária: 172 horas
Período do curso: 2/3 a 3/5/2020

Design de Sobrancelha com Henna
Carga horária: 30 horas
Período do curso: 3/2 a 14/4/2020

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *