USF Lealdina Barros deverá ser entregue pela Prefeitura em dezembro

Os moradores da comunidade do Vale das Muriçocas e do conjunto Parque São Braz, no Engenho Velho da Federação, foram conferir de perto a concretização de um sonho antigo da região – o início da construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Lealdina Barros, na Rua Sérgio de Carvalho, s/n. A ordem de serviço para a implantação do equipamento foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (29), em cerimônia no local que reuniu também as presenças do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, demais gestores, autoridades e imprensa.

O prefeito lembrou que a USF é mais um exemplo do esforço demandado pela administração municipal em ampliar a rede de atenção básica de saúde em Salvador, e ressaltou o importante papel da Associação de Moradores do Parque São Braz na iniciativa. “A ideia é de que a gente possa ter este ano 20 novas unidades de saúde entregues em toda a cidade. Aqui na região do Vale das Muriçocas e Parque São Braz era uma demanda antiga da comunidade que começa a se tornar realidade. Para isso, tivemos uma colaboração importantíssima da associação de moradores, que concedeu o terreno à Prefeitura. Agora é correr, pois o desejo é de entregar esse posto de saúde da família como presente de Natal para os moradores”, relatou ACM Neto.

Acompanhada da filha Elisa, de dois anos, a dona de casa Denise Rosa, de 25 anos, afirmou que a USF vai facilitar bastante o acesso à saúde pelos residentes. “Sempre vamos ao posto da Federação e é muito difícil conseguir atendimento lá, às vezes chegamos cedo e não conseguimos marcar consulta. Então, uma unidade dessas aqui vai ser bem melhor pra gente, mais perto de casa. Estamos muito felizes com esse posto”.

Estrutura – Com investimento de R$1,3 milhão e obras previstas para serem concluídas em dezembro, a unidade terá dois pavimentos e vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas que moram na localidade. O posto contará com quatro equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal que farão atendimento humanizado e qualificado aos grupos de risco de crianças, adolescentes, adultos e idosos, realizando acolhimento e atendimento médico, de enfermagem e odontológico nos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase.

Os procedimentos que serão ofertados à população incluem serviços de promoção e proteção à saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames, além de dispensação de medicamentos. O secretário Leo Prates destacou ainda que, em conjunto com os moradores das duas comunidades, a nova USF presta uma homenagem a Lealdina Barros, ex-secretária municipal de Saúde e assessora da pasta, falecida no último dia 20.

Demais melhorias – De acordo com o vice-prefeito e também secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, além da construção da USF Lealdina Barros, a região do Vale da Muriçoca e Parque São Braz é beneficiada com outras intervenções promovidas pela Prefeitura, sempre atendendo às demandas dos moradores. Uma delas é o recapeamento asfáltico de toda a Rua Sérgio de Carvalho, uma das principais vias da localidade, realizada dentro do investimento de R$45 milhões para recuperação de 80km de ruas e avenidas de Salvador.

Outra importante iniciativa foram as obras de contenção da encosta da Travessa Colomi e da recuperação da escadaria da Rua Sérgio de Carvalho, que liga o Parque São Braz à Federação. Será realizada, ainda, a recuperação da quadra esportiva ao lado da futura USF.

Foto: Max Haack/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *