Viaduto Gabriela é realinhado com método pioneiro em Salvador

Um procedimento de deslocamento horizontal, considerado pioneiro em Salvador, será realizado nesta sexta-feira (31) no viaduto da Gabriela, que liga o Vale da Canela ao bairro da Graça. A técnica consiste em elevar o equipamento a aproximadamente 15 cm e deslocá-lo horizontalmente para que realinhe ao formato original.

Segundo o superintendente da Sucop, Jessé Motta Carvalho Filho, poucas empresas no Brasil realiza a modalidade de deslocamento horizontal. “A técnica foi necessária para realocar o elevado, já que, ao longo dos 40 anos de construção, o volume de veículos pesados freando na curva ocasionou esse deslocamento de 15 cm”, disse.

Desenvolvido pela projetista Marília Porto Bruno, da empresa MB Engenharia e Projetos, o desenho foi arquitetado desde o ano passado, após realização de estudos técnicos. “É normal que ocorram esses deslocamentos em elevados antigos, principalmente os que são curvados. Mas tudo foi calculado, computadorizado para que o resultado venha com sucesso e impeça que a estrutura se movimente ao longo dos próximos anos”, afirmou.

A manutenção faz parte do programa de reforma e humanização de pontes e viadutos, realizada pela Sucop, e tem previsão de conclusão até o dia 14 de fevereiro.

Foto: Bruno Concha/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *