Da Sapucaí para Salvador: Ganhadeiras se apresentam hoje em Itapuã

Depois de encantar todo o Brasil com um desfile grandioso na escola de samba Unidos do Viradouro, no Rio de Janeiro, na noite de ontem (23), as Ganhadeiras de Itapuã fazem, nesta segunda-feira (24), o Carnaval de Salvador no bairro onde nasceram. O grupo musical criado por lavadeiras baianas e ex-escravas promete brilhar na folia momesca da capital baiana, assim como fez durante a apresentação no sambódromo carioca. A atração é a última a subir ao palco montado na Praça Dorival Caymmi, onde outras sete atrações também se apresentam, a partir das 17h.

Para Maria de Xindó, uma das matriarcas do grupo musical, foi uma verdadeira emoção ouvir o samba-enredo sendo entoado por um número tão grande de pessoas de outro estado. “Quando vi o pessoal todo cantando o refrão ‘Ensaboa’, e ensaboar roupa foi a minha vida, foi demais. E a emoção não é só minha, mas de todas as mulheres que viveram isso que eu vivi, ganhando seu trocado honestamente. As baianas de acarajé, as costureiras, as bordadeiras, as rendeiras, todas elas sendo representadas”, disse ela. As ganhadeiras atuaram entre o fim do século XIX e início do século XX e a categoria se tornou uma das primeiras empreendedoras do Brasil.

A cantora e dançarina Verônica Raquel comentou sobre o desfile no Rio de Janeiro, mas fez questão de reforçar a importância da apresentação no bairro onde começou a história do grupo. “Estamos em êxtase. Foi lindo ver a as vozes das nossas ancestrais ecoaram na Sapucaí. Hoje, vamos nos apresentar em nossa casa, com um belíssimo show para nossa comunidade. Vamos mais uma vez recontar um pouco da nossa história através da música e o melhor, em nosso bairro”, disse, entusiasmada.

Além das Ganhadeiras, o Carnaval de Itapuã recebe ainda, nesta segunda-feira, a cantora Cristiane Cardoso, o pagode da La Fúria, a Vitrola Baiana, Paulinho Boca de Cantor, Isaque Gomes e Rosa Baiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *