Prefeitura leva qualificação em empreendedorismo a moradores do Barro Duro. Pré-inscrições começam nesta segunda (2)

O Relatório Empreendedorismo no Brasil, da Global Empreendedorismo Monitor, aponta que o país fechou 2017 com quase 50 milhões de empreendedores e profissionais autônomos, correspondendo a 36,4% da população. Além disso, as novas tecnologias de comunicação digitais têm possibilitado cada vez mais o desenvolvimento da economia de serviços. Nesta direção, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da sua Secretaria de Educação (Semed), promove, desde 2018, o programa Oficina de Ideias, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), cujo foco central é o desenvolvimento da visão empreendedora.

Este ano as aulas terão início no próximo dia 10, na seda da Associação de Moradores do Bairro do Barro Duro. Ministrados por professores do Programa de Graduação em Ciências Contábeis da UFBA, os encontros presenciais serão realizados uma vez por semana, sempre às terças-feiras, no período das 13 às 17 horas, até o mês de julho, somando o total de 120 horas/aula. Ao final, todos os cursistas que cumprirem as exigências da oficina receberão certificados emitido pela instituição de ensino superior.

Entre as temáticas da Oficina de Ideias, estão técnicas e estratégias de implementação e promoção de mudanças no negócio. Esta é a terceira edição do programa em Lauro de Freitas. A primeira ocorreu em 2018, na Escola Municipal Dois de Julho, no Bairro de Itinga, contemplando 23 empreendedores. No ano passado foram oferecidas 30 vagas, na Escola Municipal Eurides Santana, também em Itinga, o bairro mais populoso do município. Neste ano, são oferecidas 50 vagas.

Para participar, o interessado deve efetuar a pré-inscrição, nesta segunda-feira (2/03), na sede da Associação, no período das 09h às 16 h. Após a pré-inscrição, o candidato fará uma pequena seleção, na terça-feira, dia 03, às 13 horas, no mesmo local, para averiguar sua relação com o conteúdo proposto pelo curso, podendo ter sua inscrição confirmada ou não. Podem participar do processo, cidadãs e cidadãos com mais de 15 anos de idade, residentes em Lauro de Freitas, que tenham interesse em abrir a própria empresa ou em qualificar as atividades já desenvolvidas em seus negócios.

A Oficina de Ideias também conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que fez doação de livros, e do Grupo Mendel, responsável pela impressão dos módulos. Ainda são parceiras Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA e a editora e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *