Nova ligação vai melhorar mobilidade entre a Mata Escura e a BR-324

Mais uma importante intervenção viária, a ser construída pela Prefeitura, vai melhorar a mobilidade de uma das regiões mais povoadas de Salvador. A ligação entre a Mata Escura e a BR-324 teve as obras iniciadas nesta terça-feira (3), após ordem de serviço assinada na Rua Direta do bairro pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades, populares e imprensa.
 
O prefeito explicou que a medida foi tomada devido à região ter crescido bastante na quantidade de comércio e residências. A Avenida Dom Avelar Brandão Vilela, única ligação estruturante de acesso ao bairro, está colapsada, com engarrafamentos a qualquer hora do dia.
 
“A Prefeitura estudou um projeto que implica em pouquíssimas desapropriações e, hoje, estamos começando a concretizar um sonho histórico do bairro. Essa ação vai trazer uma nova condição de mobilidade, novo vetor de desenvolvimento econômico e valorização não só dos imóveis, mas também da qualidade de vida de quem vive e trabalha aqui na Mata Escura”, afirmou ACM Neto.
 

Mais fluidez – Com investimento de cerca de R$13 milhões e previsão de conclusão até o fim de 2020, a nova via terá 2,3 quilômetros de extensão. Quando concluída, vai possibilitar a conexão do fluxo proveniente da Avenida Barros Reis e do Arraial do Retiro com o sistema viário do bairro da Mata Escura. O trecho inicial do projeto se localiza no entorno da estação metroviária de Bom Juá e finaliza no alto do bairro de Mata Escura, ao lado do terreiro de candomblé do Bate Folha.

Os serviços envolvem obras de pavimentação, drenagem, implantação de ponte e contenções de encosta. A nova ligação entre a rodovia federal e Mata Escura pretende promover o ordenamento e a melhoria da mobilidade dos veículos, além da circulação dos pedestres.

O vice-prefeito e titular da Seinfra destacou que a realização desta nova ligação viária foi um grande desafio, já que foi necessário identificar um terreno com traçado ideal para a implantação da nova via, dentro de uma área que está repleta de imóveis. 

“O projeto original previa a desapropriação de duas mil casas, ou seja, era inviável do ponto de vista financeiro e do impacto na vida das famílias. Tivemos que verificar pessoalmente a viabilidade do traçado e o novo projeto foi elaborado em tempo recorde. A obra trará o mínimo de transtorno às famílias, que esperam há 60 anos por uma intervenção como essa”, completou Bruno Reis.
 
Demais locais – Além da Mata Escura/BR-324, outras ligações viárias estão sendo construídas pela Prefeitura e darão ainda mais fluidez ao tráfego e qualidade de vida aos cidadãos. Dentre elas estão as ligações entre a Avenida Gal Costa e Pau da Lima; Jardim Nova Esperança à Avenida Mário Sérgio; e acesso às avenidas Magalhães Neto e Tancredo Neves, além da requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro – Estrada Velha do Aeroporto, dentre outras.
Fotos: Max Haack/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *