Codecon apresenta ranking e modernização do órgão nesta sexta (13)

A Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) apresenta, nesta sexta-feira (13), o ranking das empresas mais reclamadas por consumidores na capital baiana em 2019. A apresentação do Cadastro de Reclamação Fundamentada será no auditório da Faculdade Uniceusa, na Avenida Jorge Amado, no Imbuí, às 8h30. Na oportunidade, também serão lançados o site da Codecon, com serviços aos cidadãos, e o novo Sistema de Fiscalização do órgão, ambos desenvolvidos pela Companhia de Governança Eletrônica do Município (Cogel).

A diretora da Codecon, Roberta Caires, explica que apresentação do cadastro é uma exigência estabelecida pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Dos mais de 14 mil atendimentos realizados pela Codecon no ano passado, 224 fornecedores entraram neste ranking”, disse a diretora. Na lista figuram bancos, financeiras, planos de saúde, companhias aéreas, de água e energia elétrica, faculdades e operadoras de telefonia.

As reclamações mais recorrentes são cobrança indevida e abusiva, vício de qualidade do produto ou na prestação de serviço, o não fornecimento de documentos, como nota fiscal, e dano material ou pessoal decorrente do serviço prestado.

Site de serviços – Por meio do novo site e do aplicativo da Codecon, os cidadãos poderão fazer denúncias online, sendo mais um canal para que busquem seus direitos, com a possibilidade de mandar fotos para compor e formalizar a denúncia. “Expandir o acesso do consumidor à Codecon é democratizar a Defesa do Consumidor em Salvador. Hoje, a Codecon vai aos bairros com o programa Codecon & Você, e o cidadão pode nos procurar pessoalmente, pelo aplicativo e ou pelo Fala Salvador 156”, diz Roberta Caires.

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