Mais dois moradores de Lauro de Freitas testam positivo para o coronavírus (COVID-19)

Mais dois casos importados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), em Lauro de Freitas, foram confirmados na tarde desta quinta-feira (26). Trata-se de um casal, um homem 73 anos, e uma mulher de 64. Os pacientes tiveram contato recente com um casal de amigos que havia retornado há poucos dias de uma viagem a Fortaleza, e que apresentava sintomas de gripe. Os pacientes seguem internados em um hospital de Salvador.

Os outros casos são de um jovem de 27 anos, confirmado no dia 20, que teve contato com um espanhol que apresentava quadro de gripe, e outros dois, confirmados no dia 19, com mais de 60 anos: uma senhora que retornou recentemente de uma viagem à Itália, e um senhor que teve contato com um homem em Feira de Santana. Os três pacientes estão em quarentena.

Em coletiva online à imprensa nesta sexta-feira (27), a prefeita Moema Gramacho esclareceu sobre os decretos editados pela Prefeitura com orientação ao funcionamento dos estabelecimentos públicos e privados reforçou os alertas à população e a recomendação de isolamento social. Informou ainda que os pacientes positivos de Lauro de Freitas moram em condomínios na Estrada do Coco, Vilas do Atlântico e Buraquinho.

Terceiro caso confirmado no município, o jovem de 27 anos já não apresenta sintomas. “Estou há mais de 24 horas sem nenhum tipo de sintoma, me sinto curado, mas vou cumprir a quarentena até a próxima terça-feira. Quero agradecer o suporte que tenho recebido das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, que tem me orientado sobre o que devo ou não fazer, e acompanhado o meu quadro. A prefeita também me ligou algumas vezes para saber do meu estado de saúde, este apoio tem me ajudado muito.”

Até o momento, 81 moradores de Lauro de Freitas foram notificados com suspeita para o coronavírus, 40 tiveram resultados negativos para o vírus, 35 aguardam análise laboratorial, e cinco foram confirmados para o COVID-19. Como medida de prevenção ao vírus, foi suspenso no município o funcionamento de bares, restaurantes, pizzarias, churrascarias, lanchonetes e food trucks, em decreto publicado na última quarta-feira (25).

O decreto traz ainda a suspensão de lojas e comércio em geral, de casas de show e espetáculos de qualquer natureza, boates, danceterias e salões de dança, casas de festa e eventos, clínicas de estética e salões de beleza, lojas de conveniência em postos de combustível, e orienta como devem funcionar os cinco decretos editados gestão municipal com o objetivo de evitar a proliferação do COVID-19.

A suspensão não vale para clínicas de saúde humana e veterinárias que atuem em urgência e emergência, laboratórios de análises clínicas e patológicas e de oferta de serviços de vacinação; supermercados e mercadinhos voltados exclusivamente ao fornecimento de alimentos, farmácias, padarias, lojas de alimentação e medicamento animal, e postos de gasolina.

Os decretos podem ser lidos no site www.laurodefreitas.ba.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *