Prefeitura inicia distribuição do kit alimentação para alunos da rede municipal neste sábado (28)

A Prefeitura de Lauro de Freitas anunciou na manhã desta sexta-feira (26), o início da distribuição de kits alimentação para os alunos da rede municipal de ensino. As primeiras entregas serão para os alunos matriculados em creches dos bairros da Itinga e do Centro, com início neste sábado (28), das 13h às 17h30. Os pais ou responsáveis pelos alunos deverão comparecer aos locais portando documentos oficiais com foto, deles e dos seus filhos.

As demais unidades de ensino começarão a entregar os kits a partir da próxima segunda-feira (30), no mesmo horário. A expectativa da gestão é de que até o dia 01/04 todos os kits já tenham sido distribuídos. A relação completa com os colégios e creches, separados por bairros, assim como as datas de entrega e horários, pode ser conferida no site da Prefeitura no endereço www.laurodefreitas.ba.gov.br.

A distribuição dos kits, em quantidade suficiente para um mês, está sendo realizada após a suspensão das aulas, decretada no dia 16, como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). De acordo com a prefeita Moema Gramacho, a gestão estava aguardando o resultado de consulta feita pela Prefeitura ao Ministério Público (MP/BA), quanto ao aspecto legal da ação. O órgão orientou positivamente a entrega dos kits.

“Fizemos uma consulta ao MP\BA porque não é permitido à gestão fazer doação de cestas básicas sem que haja uma necessidade premente, casos de situação de emergência ou calamidade pública, que estão configuradas neste momento, no entanto, ainda assim precisávamos de um parecer do órgão. Os 28 mil alunos da nossa rede serão beneficiados, e vamos escalonar a distribuição por turmas para evitar aglomeração de pessoas.”

Ainda de acordo com a prefeita, a quantidade dos alimentos foi balanceada por uma nutricionista, e a meta da gestão é que todos os alunos já estejam com os kits até a próxima quarta-feira (1). Na consulta ao MP/BA, a Prefeitura ressaltou a importância da merenda escolar como fonte de alimentação, e que a privação deste alimento poderia agravar o quadro social e o problema de saúde pública atual por conta do COVID-19.

Aulas seguem suspensas

Durante a coletiva, em que também foram apresentados os detalhes do último decreto publicado pela gestão, que suspende atividades comerciais e orienta o funcionamento de alguns serviços e estabelecimentos, a prefeita também anunciou que a suspensão das aulas será prorrogada por mais quinze dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, a perspectiva para o mês de abril é de aumento de casos no Brasil. O país está no início da curva de crescimento pela qual outras nações já estão passando, como Estados Unidos, Itália e Espanha.

Até o momento, 81 moradores de Lauro de Freitas foram notificados com suspeita para o coronavírus, 40 tiveram resultados negativos para o vírus, 35 aguardam análise laboratorial, e cinco foram confirmados para o COVID-19.

Como medida de prevenção ao vírus, foi suspenso no município o funcionamento de bares, restaurantes, pizzarias, churrascarias, lanchonetes e food trucks, em decreto publicado na última quarta-feira (25). A íntegra dos sete decretos já publicados pela Prefeitura pode ser conferida no site www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *