Prefeitura reforça limpeza no entorno de unidades de saúde nesta quinta-feira (2)

A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) intensifica, nesta quinta-feira (2), os serviços de higienização e desinfecção de locais de grande movimentação da cidade. A ação, que faz parte do pacote de medidas de combate à proliferação do coronavírus em Salvador, desta vez, terá como alvo o entorno (estacionamentos, paredes externas, calçadas) de diversas unidades de saúde e socioassistenciais.
Pela manhã, as equipes do órgão faz as ações no bairro da Liberdade, nas áreas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II e no Centro Municipal Atendimento Odontológico. O serviço também acontece no Centro de Saúde Nelson Piauhy Dourado (situado em Águas Claras) e unidades de saúde da Boca da Mata, Cajazeiras IV, Jardim das Mangabeiras (Cajazeiras VIII), Cajazeiras V, Palestina, Fazenda Grande III  e Yolanda Pires (Fazenda Grande I).
Ainda pela manhã, a iniciativa acontecerá nas ilhas, nas unidades de saúde de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré e Paramana (localizada em Ilha dos Frades). No turno vespertino, a partir de 15h, acontece limpeza e desinfecção no entorno do Centro de Saúde Pelourinho (fica na Baixa dos Sapateiros), na USF Terreiro de Jesus, Caps Pelourinho e USF Santo Antônio.
Os serviços de higienização e desinfecção contra o coronavírus contam com  um efetivo de 186 agentes de limpeza, além de caminhões-pipa, pulverizadores e carros adaptados especialmente para este fim. O produto utilizado para a lavagem dos locais é o hipoclorito de sódio, que promove uma higienização com 99% de eficiência, e que tem sido usado em diversos países que enfrentam a pandemia.
Estações – Além do entornos de unidades de saúde, a operação também tem acontecido em pontos de ônibus e estações de transbordo (Mussurunga, Lapa, Acesso Norte e Estação Pirajá) e na Arena Fonte Nova, que é um dos locais de vacinação contra a gripe. No caso das estações de transbordo, a limpeza ocorre durante a madrugada, quando as equipes lavam os equipamentos com jateamento de água e sabão e utilização de carros-pipa. O trabalho ainda envolve a higienização de corrimãos, bancos, pilastras, elevadores e escadas rolantes espalhados pelos terminais durante todo o dia. ⁣⁣
 “Com estas medidas, que acontecem por tempo indeterminado, passamos a trabalhar em quatro frentes: combate ao coronavírus, Operação Chuva, Operação Dengue, além dos serviços de limpeza e coleta realizados no dia a dia”, destaca o presidente da Limpurb, Marcus Passos. “Isso mostra o nosso empenho e comprometimento com todas as demandas da população”, acrescenta o gestor.
Foto: Max Haack/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *