João Roma destaca aprovação de repasse de R$ 2 bilhões para santas casas e hospitais filantrópicos: “medida fundamental”

O deputado federal João Roma (Republicanos) classificou como fundamental a aprovação, nesta quinta-feira (9), pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que prevê a transferência de R$ 2 bilhões da União para santas casas e hospitais filantrópicos. Os recursos são destinados a uma ação emergencial e coordenada no combate à pandemia do coronavírus. O projeto, que já havia sido aprovado pelo Senado, contou com o apoio de todos os partidos na Câmara. O texto segue agora para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Como líder em exercício do Republicanos, Roma orientou a bancada do partido ao voto contrário às emendas que travavam o andamento do projeto e defendeu celeridade para que a medida fosse aprovada. “O projeto chega num momento muito apropriado em que o Brasil está precisando cada vez mais do apoio dessas entidades que, sobretudo agora, são instituições de importante suporte ao SUS em todo o Brasil para o enfrentamento ao coronavírus”, ressaltou.

O deputado citou o trabalho desenvolvido na Bahia pelas santas casas e por hospitais filantrópicos, como o Esaú de Matos, em Vitória da Conquista, o Aristides Maltez, o Martagão Gesteira e as Obras Sociais Irmã Dulce, os três em Salvador. O projeto tem autoria do senador José Serra (PSDB) e permite, por exemplo, a ampliação dos leitos de UTI nestas entidades. No país, santas casas e hospitais filantrópicos são responsáveis por mais de 50% de todos os atendimentos do SUS.

“É essencial que agora sejamos diligentes para garantir soluções práticas e rápidas no combate à disseminação desta ameaça que tanto tem nos afligido, então, precisamos nos manter unidos e comprometidos com o fortalecimento dessas entidades filantrópicas neste momento em que o Brasil cada vez mais tem precisado do apoio dessas instituições”, frisou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *