Deputado Ronaldo Carletto reivindica creches para crianças com deficiência

O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) sugeriu ao Ministério da Educação a criação do programa Creches Especiais, com o objetivo de garantir atendimento a crianças com deficiência nas redes públicas de educação infantil em todo o país. De acordo com a Constituição Brasileira é dever do Estado assegurar educação infantil, em creche e pré-escola, para todas as crianças de até cinco anos de idade.

“Estudos mostram que o acesso à creche e à pré-escola tem um grande efeito no desempenho das crianças, tenham elas alguma deficiência ou não, melhorando os testes de proficiência e habilidades comportamentais como atenção, autocontrole, esforço e participação nas aulas”, destacou o parlamentar.

Um estudo publicado pelo próprio Ministério da Educação também demonstra que crianças que frequentam a creche e a pré-escola evoluem pelo menos um ano em sua escolaridade. Testes realizados com crianças no 4º ano do ensino fundamental evidenciaram que os conhecimentos daquelas que tiveram acesso à educação infantil são equivalentes aos dos alunos matriculados no 5º ano.

Além disso, o Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que é um direito da pessoa com deficiência o acesso ao sistema educacional inclusivo em todos os níveis, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *