Agentes Comunitários de Saúde já visitaram 33 mil residências em ação de busca ativa do covid-19 em Lauro de Freitas

De casa em casa, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão cumprindo a missão de levar orientações aos moradores sobre as formas de contágio, prevenção e rastreio a pacientes com sintomas da síndrome gripal. A busca ativa por casos da doença é realizada diariamente em Lauro de Freitas, e de abril ao início de maio já alcançou 33.329 domicílios.

A estratégia de enfrentamento a Covid-19 foi implantada no município antes dos primeiros casos confirmados. Os ACSs foram capacitados por médicos e enfermeiros a identificarem possíveis casos e orientar o paciente a buscar atendimento médico adequado. “Nós mantemos uma relação de confiança e amizade com a comunidade, eles nos conhecem e respondem com facilidade. Perguntamos se tem alguém em casa gripado ou com febre e iniciamos os direcionamentos necessários”, conta o ACS, Carlos Augusto.

Sorridente a dona de casa Rosélia Santos, abriu a porta de sua casa e na calçada recebeu as orientações. “Hoje vamos falar daqui, não estamos entrando na residência como de costume para proteger a família e a nós. Mantemos a distância adequada para realizar a busca”, lembrou o ACS Raimundo Mário. Dona Rosélia, entende, sabe a importância de seguir os critérios de proteção. “Eu tenho mais de vinte dias que não vou à rua, infelizmente nem todo mundo colabora por isso os casos aumentam”, disse.

Prestes a completar 90 anos, Delfina Batista de Moraes, diz que só sai à rua de máscara. “Meu neto comprou uma de pano pra mim. Eu não estou saindo, mas quando saio uso”, falou. A idosa acredita que em breve poderá seguir a vida, mas defende que todos sigam as orientações de reclusão. “Minha filha, velho não tem que ter mais essas pressas. É preciso saber viver. Se agora o momento é de ficar em casa, fique! Logo tudo passa”, refletiu.

Busca ativa

Além da ação dos ACSs, a prefeitura também implantou o serviço de busca ativa online. Mais de 40 mil moradores do município já foram contatados. A mensagem orienta sobre a doença e providências que devem ser tomadas a depender da gravidade dos sintomas. Um relatório é gerado diariamente e tratado por uma equipe de profissionais de saúde, que liga para os moradores que relatam sintomas gripais. Quando constatado sintomas de Covid a pessoa é orientada a buscar atendimento no PA Santo Amaro de Ipitanga, para que realize o teste que vai confirmar ou não a doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *