Os heróis da guerra contra a Covid-19

*Geraldo Júnior

Diante desta luta diária que estamos travando contra o novo coronavírus, não podemos deixar de destacar a importante atuação dos profissionais de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de cinco milhões de trabalhadores deste setor atuam no combate à Covid-19 no Brasil.

Além dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, os méritos são para todos os profissionais de apoio e também do administrativo dos hospitais e unidades de saúde. A homenagem se estende a motoristas de ambulância, profissionais da limpeza, maqueiros, etc. Estes são os bravos guerreiros e heróis que estão na linha de frente das trincheiras na luta contra o grande inimigo comum: o novo coronavírus.

Com a chegada da pandemia, o mundo refletiu sobre a importância de valorizar os profissionais de saúde. É uma missão que envolve muito amor, cuidado, abnegação, precisão, disciplina e ética. Estes profissionais enfrentam a doença com garra e muitos, devido à sua função, estão afastados das suas famílias. Eis um verdadeiro exemplo de compromisso e devoção.

Não sabemos quando esta luta vai acabar, portanto são necessárias todas as ações possíveis para proteger os nossos heróis. Para isso, ressalto a importância dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os profissionais da saúde.

A recomendação do Ministério da Saúde é que, durante o atendimento, os médicos e demais profissionais que entrarem em ambiente de isolamento utilizem gorro, óculos de proteção ou protetor facial, máscara N95, FFP2 ou equivalente, avental impermeável de mangas compridas e luvas de procedimento.

Também ressaltar que, mesmo em campos políticos antagônicos, o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa estão muito atentos e responsáveis nas medidas necessárias para a contenção à Covid-19. A atuação de ambos está sendo muito importante para a Bahia e vem evitando números maiores, como observamos em outros estados da Federação.

Salvador também ganhou destaque internacional no combate ao novo coronavírus com a inclusão de suas ações na plataforma Cities for Global Health (Cidades pela saúde global), que reúne as melhores políticas públicas ao enfrentamento da Covid-19. As medidas da Prefeitura de Salvador foram as únicas do Norte/Nordeste aprovadas para ser referência mundial.

As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser seguidas. Não esquecendo que a principal medida a ser adotada é o isolamento social. Fique em casa. Use máscaras e, constantemente, faça a sua higiene pessoal com álcool em gel ou água e sabonete. Vamos, juntos, derrotar este inimigo. E homenagear os heróis baianos.

*O vereador Geraldo Júnior (MDB) é presidente da Câmara Municipal de Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *