Olivia indica ao Governo da Bahia a requisição de leitos privados para casos graves do SUS

O colapso no Sistema de Saúde do Brasil, devido à pandemia do novo coronavírus, já é apontado por cientistas e especialistas. Com isso será impossível atender com eficiência a quantidade de casos graves que demandem internação e utilização de terapia intensiva.

Pensando em amenizar essa situação na Bahia, a deputada estadual Olívia Santana indicou ao governador Rui Costa que o estado assuma a coordenação integrada da capacidade Hospitalar pública e privada, dando uma resposta mais abrangente à crescente crise que se avizinha, em curto prazo.

Ações importantes já foram realizadas na Bahia, para ampliar a oferta de leitos por meio da adaptação de espaços, como o Hospital Espanhol e o Hotel Riverside, mas segundo Olivia, ainda se revelam insuficientes frente aos enormes desafios que se apresentam a curto prazo. “O fato é que as secretarias estaduais e municipais não serão capazes de responder sozinhas a essa situação”.

“Diante da insuficiência de leitos, é preciso exigir que o setor privado, incluindo planos de saúde e hospitais privados, cedam de forma mais decisiva do que vem fazendo, dada a quantidade de recursos assistenciais que mobilizam: leitos, profissionais, respiradores, equipamentos, máscaras, entre outros. Evitar ou postergar essa decisão terá um impacto direto em vidas perdidas”, sinaliza a parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *