Prefeitura de Cairu prorroga medidas de prevenção ao coronavírus até o final de maio

Para conter o avanço do novo coronavírus na região, a Prefeitura de Cairu, que possui registros de 11 casos confirmados e um óbito em todo o território municipal, renovou nesta segunda-feira, 18, as medidas de prevenção até o dia 31 de maio. O destino turístico, terceiro mais visitado do estado, recebe milhares de pessoas de diferentes lugares do mundo durante o ano todo.  As determinações, que restringem o convívio social e a circulação de turistas nas ilhas, têm o objetivo de reduzir os riscos à população.

Entre as medidas, estão a interdição de praias, quadras, campos, piscinas de hotéis e clubes; suspensão de eventos culturais, esportivos e religiosos, bem como de passeios turísticos; interrupção de aulas na rede pública e privada e no funcionamento de academias de ginástica; desautorização de obras particulares com mais de 10 funcionários; impedimento de novos check-ins em locais de hospedagem assim como aluguel de casas de temporada.

O comércio também está suspenso, com exceção de estabelecimentos que comercializam mantimentos, medicamentos e serviços essenciais. O transporte público e privado para saída e chegada às ilhas também se mantêm restritos. “Os registros de casos no município estão bastante inferiores em relação a regiões próximas à Cairu. Isso é resultado do trabalho do Comitê Municipal de Prevenção e Controle da Covid-19, que começou a agir no início de março. Todos os casos mapeados estão sendo devidamente acompanhados”, garantiu a Secretária de Saúde, Italuana Guimarães.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o monitoramento de casos confirmados e suspeitos, que estão orientados a permanecerem em isolamento e realizarem todas as medidas de segurança sanitária recomendadas pelo Ministério da Saúde. O órgão criou o canal Zap Covid Cairu. Através do aplicativo do Whatsapp, pelo número (75) 999785857, a população pode entrar em contato com profissionais de saúde e tirar dúvidas sobre a doença sem sair de casa. Os profissionais estão de plantão na plataforma entre 8h e 17h, de segunda à sexta-feira, para oferecer esclarecimentos através de mensagens. Nas unidades de saúde do município, o atendimento presencial continua funcionando normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *