Tele Coronavírus já atendeu a mais de 40 mil pessoas

Dores pelo corpo e diarreia. Ao perceber esses sintomas, o comerciante Luciano Ribeiro, 39, receoso de ter contraído o coronavírus, não hesitou e buscou informações através do Tele Coronavírus. “Gostei muito do serviço. Após o atendimento inicial, eu fui transferido para uma médica, que ouviu minhas queixas e fez vários questionamentos para depois me tranquilizar de que os sintomas não eram suficientes para eu ter contraído o coronavírus”, relatou.

Ribeiro foi uma das mais de 40 mil pessoas que já utilizaram o serviço desde que foi implantado, no dia 3 de abril. O Tele Coronavírus é um serviço gratuito que coloca a população em contato direto com profissionais voluntários da área de saúde, por meio do número 155. O objetivo principal é orientar o cidadão em caso de dúvida sobre a Covid-19.

A estrutura de atendimento, composta por 40 colaboradores da rede SAC, está montada no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia. (CAB). Para o atendente Lucas Gênesis, 28, que atua normalmente no SAC Barra, a nova experiência está sendo muito relevante pela nobreza do motivo. “Poder ajudar as pessoas a tomarem as melhores providências diante dessa pandemia é algo muito gratificante”, exaltou.

Os atendentes recepcionam as ligações e fazem uma triagem, aplicando um questionário desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesab) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Bahia). Na sequência, transferem para um dos 1 mil estudantes de medicina que participam voluntariamente do projeto. A coordenadora da equipe de atendentes, Ingredy Gaspar, acredita que essa modalidade traz comodidade e segurança ao cidadão. “Assim, a gente evita deslocamentos desnecessários e riscos de contaminações, colaborando com o achatamento da curva de progressão da doença”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *