Zé Cocá defende assistência técnica para agricultura familiar e fortalecimento das feiras livres

Durante live realizada na noite dessa segunda-feira (1), com o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, o deputado estadual Zé Cocá (PP), lembrou que a agricultura familiar é um dos mais importantes segmentos da economia baiana, e defendeu a assistência técnica para esse setor produtivo. “Mais de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos baianos vem da agricultura familiar”, afirmou, pontuando que “esse setor, que está sofrendo também com a pandemia do coronavírus, precisa ser estimulado com assistência técnica, para aumentar a produção e a produtividade”. Além do secretário, participaram do bate-papo on-line a diretora do Hospital Prado Valadares, Débora Martins, e o agente comunitário Erlon Cruz, presidente do Sind-ACS/Ace.

Josias Gomes concordou com as afirmações do deputado, e afirmou que o governo já montou uma comissão para planejar a reabertura da economia na fase pós-pandemia, e revelou que “vamos investir recursos importantes na agricultura familiar nos próximos dois anos, atendendo a milhares de trabalhadores”.

O secretário Josias Gomes informou que o governador Rui Costa lançou o programa Viva Feira, destinado a revitalizar as feiras livres, observando protocolos de proteção para evitar a propagação do Covid-19.  O deputado Zé Cocá elogiou essa iniciativa, e destacou a importância das feiras livres, não só como estrutura para comercialização da produção agrícola, mas como elemento de transmissão da cultura popular. “E o governo do estado está agindo com todo cuidado, distribuindo o kit feirante, com álcool em gel, avental e máscaras para proteger a todos”. Zé Cocá pondera que “simplesmente fechar as feiras, seria tirar o pão do agricultor”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *