Guia auxilia empreendedor a gerenciar negócios durante e após pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe um grande desafio aos empreendedores, que têm buscado se reinventar para garantir a continuidade do negócio diante do isolamento social – uma das principais medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Uma das ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura para auxiliar essa tarefa é o Guia de Apoio ao Empreendedor Durante e Pós-pandemia, já disponível para consulta e download no site www. guiadoempreendedor. salvador. ba. gov. br .

Os detalhes da ação foram apresentados pelo prefeito ACM Neto em coletiva virtual, ocorrida nesta sexta-feira (5) e que reuniu também as presenças do vice-prefeito Bruno Reis; do secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), João Resch; representantes do setor comercial de Salvador; e imprensa. Na ocasião, o prefeito ressaltou a preocupação com os impactos econômicos causados pelo novo coronavírus, principalmente devido ao cenário do Brasil nessa área.

“Desde o início da pandemia, uma das principais preocupações da gestão tem sido os impactos econômicos causados pelo coronavírus e, talvez, a situação do Brasil seja uma das mais dramáticas do planeta. No caso de Salvador, a preocupação é ainda maior, por ser uma cidade que vive da prestação de serviços e o trabalho feito para fomentar o turismo. Por isso, temos tido um diálogo permanente com os representantes das atividades econômicas para avaliar essa questão”, informou ACM Neto.

O guia é uma realização da Prefeitura, por meio da Secis, com o apoio do Sebrae, Fecomércio-BA, Câmara de Diretores Lojistas (CDL Salvador), Associação Comercial da Bahia (ACB), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Banco do Nordeste (BNB).

Na cartilha, disponível para download, o empreendedor pode ter acesso a informações norteadoras sobre como gerir o próprio negócio na crise e organizar finanças, como criar uma loja virtual, serviços de entrega e as medidas do governo para apoiar o empreendedor na pandemia.

Além disso, por meio do site, são disponibilizadas outras orientações e conteúdos como estudos, ferramentas como planilhas que ajudam no controle financeiro e cursos voltados à gestão do negócio, entre outros. Para o prefeito, o mundo e as relações vão mudar após a pandemia e as empresas vão ter que se adaptar a isso.

“Um braço que estamos lançando hoje e que servirá também para outros setores é o marketing digital, ou seja, muitas empresas que estavam apenas no mundo analógico (presencial) serão obrigadas a entrar no mundo digital. Também visa estimular que o pequeno empreendedor aja com criatividade e consiga enxergar novos horizontes, porque muitos serviços vão mudar a forma de como estão sendo realizados hoje”, avaliou ACM Neto.

Outras medidas – Além do guia, outras ações também estão sendo realizadas pela Prefeitura para apoiar o setor de comércio, turismo e serviços da capital para o período durante e pós-pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *