Carletto pede que Governo Federal invista em pesquisas para desenvolver vacina brasileira

O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) encaminhou indicação ao Ministério da Saúde e à Presidência da República, na qual sugere que o Governo Federal apoie e invista mais recursos em pesquisas internacionais e, principalmente, nacionais para o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus Covid- 19. O parlamentar sugeriu também que sejam destinados recursos para a compra de vacinas, assim que elas já estiverem disponíveis para a comercialização.

Dentre as iniciativas nacionais já em curso, a Fundação Oswaldo Cruz, reconhecida internacionalmente por sua atuação em produção de vacinas, está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina brasileira para a COVID-19.

“A iniciativa de instituições públicas brasileiras é fundamental, pois uma vacina com tecnologia própria permite a proteção da população brasileira sem a dependência de patentes de empresas privadas”, destacou o deputado.

No mundo, existem ao menos 10 projetos para desenvolvimento de vacinas que já estão em fase de testes. Um deles é conduzido pela Universidade de Oxford, mas terá a eficácia avaliada no Brasil ainda este mês. O Brasil também ingressou em um consórcio global para a produção de imunizantes, o Projeto Acelerador de Vacina (ACT Accelerator).

“O Sars-CoV-2, causador da COVID-19, é um vírus novo, contra o qual a maioria das pessoas não tem imunidade, portanto, a maneira mais eficaz de conter o avanço da doença em situações como essa é desenvolver a vacina e promover a vacinação em massa”, argumentou Carletto.

O Brasil já é o terceiro país do mundo em número de mortos em razão da Covid-19, contabilizando mais de 37 mil mortes, e o segundo em número de infectados, com mais de 700 mil casos confirmados da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *