Divulgada a programação completa do “cortejo virtual” do Dois de Julho

 Evento reunirá importantes professores e pesquisadores da Bahia e convidados nacionais 

Divulgada a programação completa da comemoração do Dois de Julho, mais importante data cívica-histórica da Bahia.  Este ano, por conta dos limites gerados pela pandemia da Covid-19, a Academia de Ciências da Bahia (ACB) vai comemorar a data, que marca as celebrações pelas lutas de Independência do Brasil na Bahia, de forma virtual. Substituindo o tradicional cortejo que percorre o Centro Histórico de Salvador, um grande encontro ao vivo na rede reunirá instituições como Universidade Federal da Bahia e outras universidades e entidades federais e estaduais, além de nomes de destaque, como o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e reitor da UFBA, João Carlos Salles, e a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Adélia Pinheiro.

“O 2 de Julho é uma data de grande importância para a Bahia e o Brasil. Simboliza a verdadeira Independência do país. Nesse sentido, a ACB resolveu, mais uma vez, liderar uma manifestação neste dia. O nosso objetivo é despertar e reforçar na população o “valor da ciência”, bem como revelar o perigo que a atual situação de penúria orçamentaria representa para o seu futuro”, observa Jailson Andrade, presidente da Academia de Ciências da Bahia.

A comemoração virtual do 2 de Julho será marcada por um ampla programação de atividades, a partir das 9 horas, quando acontece a mesa de abertura, com pronunciamentos do presidente da ACB, Jailson Andrade, e convidados. Na parte da tarde, das 14 às 17 horas, estão concentradas as mesas de discussões, que abordarão temas como o próprio significado histórico, político e social da data, além de questões relacionadas com a pesquisa e o desenvolvimento científico na Bahia.

O sistema de transmissão online da programação é o mesmo que foi adotado recentemente pelo Congresso Virtual da UFBA, que teve uma grande audiência em todas as suas sessões. Importante observar que a Academia de Ciências da Bahia mantém o seu pioneirismo em articular as diversas áreas de atuação da ciência com um objetivo comum. “Somos a única academia do Brasil que possui representação das diferentes manifestações das ciências, pois na Academia estão reunidos pesquisadores das Ciências da Vida, Humanas, da Cultura e das Artes, presentes de forma expressiva neste ato”, lembra Jailson Andrade.

Programação

A programação do “Dois de Julho em Defesa da Ciência” terá início às 9hs, com a mesa de abertura coordenada pelo presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Andrade, com participação do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; do presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich; do presidente da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e reitor da UFBA, João Carlos Salles; do presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Antônio Guedes Rangel Junior; e do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Jadir José Pela.

Às 10 horas, a programação prossegue com uma Sessão em homenagem aos 120 anos da FIOCRUZ, que terá a participação da diretora da entidade na Bahia, Marilda de Souza Gonçalves; do presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Andrade; do presidente da Academia Bahiana de Medicina, Antônio Carlos Vieira Lopes; da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Adelia Pinheiro, da presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nisia Trindade Lima.

Na parte da tarde, entre 14 e 17 horas, serão realizadas mesas de debates paralelas sobre temas como “Água e Desenvolvimento Sustentável”, “A Bahia e seu Papel na Década dos Oceanos”, “As Ciências Básicas”, “Os Desafios da Economia em Tempos de Covid-19 ”, “Redução das Desigualdades”, “Cultura e Arte”, além da conferência “Dois de Julho: o portal da Independência”.

Na sessão de encerramento, as 16h30, participarão o presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Andrade; a secretária da Secti, Adélia Pinheiro; o secretário estadual de Educação da Bahia, Jeronimo Rodrigues; e o diretor geral da Fapesb, Márcio Costa.

Mesas

1.     Água e Desenvolvimento Sustentável: desafios para a Bahia no século XXI 14:00h

Moderador: Pedro Afonso Pereira (ACB/UFBA)

  1. Química social da água: da dessalinização ao impacto da poluição, Profa. Vania Palmeira Campos (UFBA)
  2. Qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio Grande, Prof. José Domingos Santos da Silva (UFOB)
  3. Novas tecnologias digitais na quantificação de substâncias, Prof. Valfredo Azevedo Lemos (UESB)
  4. As Ciências básicas 14:00h

Moderador: Manoel Barral Neto(ACB / FIOCRUZ / UFBA)

  1. Pesquisa básica no envolvimento da pandemia, Profa. Raquel Guimarães Benevides (UEFS)
  2. Uma visão da pesquisa básica em física na Bahia, Prof. Thiago Albuquerque de Assis (UFBA)
  3. Ciências básicas: das sete pontes de Königsberg ao gerenciamento da pandemia da Covid-19”, Prof. Mirco K. Solé (UESC)
  4. Redução das Desigualdades 14:00h

Moderador: Othon Jambeiro (ACB/UFBA)

  1. As desigualdades e o desafio de formar mulheres pesquisadoras, Profa. Maria Cláudia Cardoso Ferreira (UNILAB)
  2. Educação Quilombola no Estado da Bahia, Profa. Amélia Tereza Santa Rosa Maraux (UNEB)
  3. LibrasInterConect Interconexão dos profissionais intérpretes de Libras com os profissionais da saúde no atendimento às Pessoas Surdas e no combate ao novo Coronavírus (SARS-Cov-2/Covid-19)”, Prof. Aisamaque Gomes de Souza (IF BAIANO)
  1. A Bahia e seu Papel na Década dos Oceanos 15:00h

Moderador: Zelinda Leão (ACB/UFBA)

  1.  Novas fronteiras da pesquisa oceânica e a década dos oceanos (2021-2030), Profa. Gisele Olimpio da Rocha (UFBA)
  2. Águas costeiras – como (vi)vemos o mar que nos cerca, Profa. Erminda da Conceição Guerreiro Couto(UESC)
  3. Poluição Marinha: navegando por um mar de mistérios, Prof. Silvio Sasak (UFSB)

  1. Os Desafios da Economia em Tempos de Covid-19 15:00h

Moderador: Amilcar Baiardi (ACB / UFBA)

  1. Desigualdade de Renda e Pandemia no Brasil, Prof. Fabrício Pitombo(UFBA)
  2. Perspectivas da economia pós-pandemia na região Oeste, Prof. Erick Samuel Rojas Cajavilca (UFOB)
  3. Turismo na Bahia: panorama atual e perspectivas no Pós-Covid, Profa. Lúcia Aquino de Queiroz (UFRB)

  1. Cultura e Arte 15:00h  

Moderadora: Viga Gordilho (ACB / UFBA)

  1. Arte, Cultura e Universidade: cenário e perspectivas, Profa. Dra. Daniele Canedo (UFBA)
  2. Cultura, Arte e as Questões Indígenas no Sul da Bahia em Tempos de Pandemia, Profa. Carla Camuso(IFBA)
  3. Arte e cultura em tempo de pandemia, Prof. Paulo Cesar Miguez de Oliveira(UFBA)
  4. Conferência: 2 de Julho, o portal da Independência 16:00h

Coordenação: Jocélio Teles dos Santos(UFBA) e Wlamyra Albuquerque (UFBA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *