Fátima Nunes indica nome de Elsimar Coutinho para novo Hospital Metropolitano em Lauro de Freitas

A deputada estadual Fátima Nunes (PT), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um Projeto de Lei (PL) que nomeia o novo Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, de Dr Elsimar Coutinho. A iniciativa da parlamentar é uma forma de homenagear o renomado médico e cientista baiano, que faleceu no último dia 17, aos 90 anos, após apresentar um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, em decorrência da Covid-19.

“Dr Elsimar Coutinho muito fez para contribuir na ciência. Responsável por grandes pesquisas e desenvolvimento na reprodução humana, deixou um grande legado no campo da saúde, área que se dedicou por mais de 50 anos. O Hospital Metropolitano foi construído para atender a população de 13 municípios, incluindo a capital baiana. Um equipamento de grande porte, que será inaugurado em breve, deve ter o nome de uma figura de alta magnitude como Elsimar Coutinho. Por este motivo, nada mais justo que prestarmos essa grande homenagem a este homem, filho de Pojuca, que ficará na história, não apenas no Brasil, mas em diversos países do mundo”, disse Fátima Nunes.

O PL entrará em votação na Casa Parlamentar, e após aprovação, irá para sanção do governador Rui Costa.

Elsimar Coutinho – Nascido em 18 de maio de 1930, na cidade de Pojuca, interior da Bahia, o cientista, professor e médico Elsimar Metzker Coutinho, dedicou mais da metade da sua vida ao estudo da reprodução humana, tornando-se conhecido mundialmente. O cientista iniciou os seus estudos na cidade natal e concluiu o secundário no Colégio do Estado da Bahia, em Salvador. Graduou-se em Farmácia e Bioquímica, em 1951, e em Bioquímica em 1956, ambas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coutinho deu continuidade aos seus estudos na Universidade de Sorbone, em Paris, França e também no Instituto Rockfeller, em Nova York, EUA, locais onde fez pós-graduação em Endocrinologia.

Como professor da Faculdade de Medicina, Elsimar Coutinho criou a disciplina Reprodução Humana, única no Brasil, tornando-se professor titular até a sua aposentadoria. Posteriormente, tornou-se ainda mais conhecido, devido as suas participações em programas educativos sobre fertilidade, infertilidade, sexualidade e planejamento familiar. Coutinho exerceu os cargos de presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina (SOBRAGE); presidente do CEPARH – Centro de Reprodução Humana – Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana, Clínica modelo em planejamento familiar em Salvador; presidente da Sociedade Baiana de Climatério (SOBACLM) e primeiro vice-presidente da Academia de Medicina da Bahia (AMB).

O cientista foi responsável pela publicação de 350 trabalhos científicos e mais de dez livros, além disso, participou como conferencista convidado de 253 congressos e membro de 32 sociedades médicas.

Hospital Metropolitano – Instalado no município de Lauro de Freitas, a unidade, que passa a integrar a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), contou com um investimento de mais de R$ 168 milhões, entre obras e equipamentos. Com 265 leitos, sendo 55 de Terapia Intensiva (UTI), o hospital será de grande porte, com 27,9 mil metros quadrados de área construída. A unidade terá dez salas de cirurgia e será referência para casos de urgência e emergência, trauma, particularmente o raquimedular, e acidente vascular cerebral (AVC).

Um dos destaques do projeto é a Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá pacientes com casos isquêmicos, hemorrágicos ou acometidos por ataque isquêmico transitório na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa. O novo hospital beneficiará moradores de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

Fotos: Divulgação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *