No dia Mundial da Limpeza, Olívia participa de ação ambiental em Cajazeiras

Neste sábado (19), em celebração ao Dia Mundial da Limpeza, a deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura de Salvador, Olívia Santana participou de um mutirão de limpeza das margens do rio Ipitanga, no bairro de Cajazeiras. Realizada pela Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras (Cajaverde), a ação buscou chamar atenção para a importância da Área de Preservação Ambiental de Joanes-Ipitanga, que é utilizada para lazer, pesca, atividade das lavadeiras, além de ser um importante espaço para as religiões de matriz africana.
 
A Cajaverde é a principal instituição que está à frente do monitoramento da região, que enfrenta a especulação imobiliária. “São poucos rios e áreas ambientais preservadas na cidade. O rio Ipitanga tem 80% de sua área preservada e é utilizado pela população de diversas formas, além de abastecer 40% da cidade de Salvador. Trabalhamos para manter a preservação, mas sofremos ameaças de grileiros constantemente”, denuncia Kilson Melo, coordenador institucional. Com cerca de 15 anos de atuação, a Cajaverde realiza além de ações ambientais, atividades culturais e esportivas. 
 
O mutirão também foi um momento para reivindicar do Governo do Estado, por meio do mandato de Olívia, o andamento do projeto de criação de uma unidade de conservação na região do vetor Ipitanga. “Essa região é um patrimônio natural da cidade de Salvador. Nós estamos no movimento para que o Governo do Estado ponha em andamento esse projeto para incentivar o turismo ecológico e a população possa usar o espaço numa perspectiva de preservação”, ressaltou Olívia.
 
Diretor-geral da Cajaverde, Roque Gonçalves reforçou o pedido para a criação do Parque Ecológico de Cajazeiras. “Solicitamos o esforço do nosso governo para que dê prosseguimento ao projeto, que é um sonho e, além de ajudar na preservação da bacia, vai gerar emprego e renda para a comunidade”. Em 2016, foi concluído o estudo preliminar “Plano Urbanístico e Ambiental e Projetos Específicos para o Vetor Ipitanga”, um planejamento que traz um diagnóstico da área e visa a criação de um parque ambiental.
 
Fotos: Amanda Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *