Salvador celebra Dia Mundial Sem Carro incentivando bike e transporte público

No Dia Mundial sem Carro, lembrado na próxima terça-feira (22), Salvador tem muito que comemorar. Do início de 2020 até agora, a Prefeitura entregou 13 novas vias para bikes e vai finalizar outras cinco até novembro, totalizando 316, com 8km de novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas por toda cidade. Dos 281,8km atuais, 221,2 km foram implantados pela Prefeitura desde 2013, quando a cidade passou de fato a priorizar e estimular quem anda de bike com várias iniciativas premiadas e copiadas.

Somados aos investimentos no sistema cicloviário, a Prefeitura também estimula o uso do transporte de massa com investimentos em mobilidade, com destaque para o sistema do o BRT (Bus Rapid Transit), modal cujo primeiro trecho (entre o Parque da Cidade e a região da rodoviária) será inaugurado até dezembro deste ano. Vale lembrar que os corredores do BRT também terão ciclovias e espaços para pedestres, com garantia de acessibilidade.
A gerente de educação para o trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e coordenadora do Comitê Vida no Trânsito de Salvador, Miriam Bastos, afirma que, desde 2013, a Prefeitura tem investido recursos para tornar Salvador menos dependente do carro.
Ela lembra, por exemplo, que até o final deste mês devem ser entregues quatro obras para os ciclistas: a ciclofaixa de 4km localizada na Avenida Afrânio Peixoto (entre a Avenida Engenho Oscar Pontes e Avenida da França), uma outra de 1,2km na mesma via (na altura da Avenida Almirante Tamandaré), a de 2,5km na Avenida Luís Eduardo Magalhães (indo da Orla a Pernambués) e a de de 3km no Centro Administrativo da Bahia.
“Essa data do Dia Mundial Sem Carro é muito significativa para a Transalvador, que trabalha para incansavelmente para melhorar a fluidez no trânsito e garantir a segurança de quem está nele. Concluímos uma década de segurança viária com uma redução de significativa do número de acidentes, inclusive com queda de ocorrências com ciclistas durante em 2020. Estamos planejando uma nova década, com ações articuladas, através do programa Vida no Trânsito de Salvador, que tem como principal objetivo contribuir com a conscientização das pessoas”, diz Mirian Bastos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *