ColunistasDestaques

2024: sonho, ousadia, planejamento e serviço

 Taurino Araújo: mapa mental em camadas para um Feliz 2024

            Um mapa mental em camadas para alavancar correções de rumo e o gerenciamento do sim e do não. Uma rotina realista e a promoção dos movimentos decorrentes, imprescindíveis. É hora de visualizar seus objetivos e estabelecer metas desafiadoras que o motivem e o desafiem a crescer pessoal e profissionalmente em 2024.

             Ao demarcar o encerramento de um ciclo e o início de outro, o Ano Novo pode ser aproveitado para refletir sobre nossas experiências, conquistas, desafios e aprendizados.

             Trata-se da reconexão imprescindível com a humanidade, amigos, familiares, colegas e vizinhos, para alcançar objetivos pessoais, profissionais e emocionais: saúde, finanças, relacionamentos, carreira, entre outros. Essa jornada pode ter altos e baixos, mas é o comprometimento contínuo com esse processo que o levará na direção certa da plenitude pessoal e senso de propósito.

            A abertura para o sonho, além de renovar a alegria de viver, é o primeiro passo que conduz à exploração de novas experiências.

            Nesse processo, a altitude dos sonhos toma a forma mais tangível da ousadia para que alguns deles possam se realizar em certo espaço de tempo, através de um plano de ação: divida seus objetivos em etapas menores e estabeleça prazos realistas com revisão e ajuste de acordo com seu progresso e as mudanças que possam surgir.

        Mudanças podem, sobretudo, ser ressignificadas através de viagens para lugares diferentes ou hobbies que, na verdade, você sempre quis tentar e, inclusive, estimulem mudanças deliberadas para uma alimentação saudável e exercícios regulares ou partam de tais práticas essenciais.

        O planejamento de tempo, espaço, dinheiro e condições ensina a lidar melhor com os desafios e mesmo diante de dificuldades em sua execução é também aprendizado lições e identificação de aspectos pelos quais você ainda é grato e pode seguir, mesmo encerrando ou modificando o que deve ser mudado.

        Por último, cumpre esclarecer que um verdadeiro senso de serviço vai desde a comunicação eficaz: aprender a ouvir atentamente e a expressar suas ideias e sentimentos de maneira clara e respeitosa até o       compartilhamento de habilidades e conhecimentos com outras pessoas, seja por meio de mentorias ou workshops, atuação voluntária e profissional. Em suma é o seu presente para o mundo.

        Ao se dedicar ao balanceamento desses aspectos, em camadas, você estará mais preparado para fazer as correções de rumo necessárias para reagir construtivamente ao inesperado e alcançar seus objetivos.

       Oxalá o Ano Novo renove em cada um de nós a rota de saúde, harmonia, prosperidade e alegria de viver, tendo em vista a alquimia de sonho, ousadia, planejamento e serviço.

Taurino Araújo, advogado, escritor, professor Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, lifementoring consultant.  academico@taurinoaraujo.com. Sócio Efetivo do Trissecular Instituto dos Advogados da Bahia – IAB-BA e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *