Variedades

Conselho de Desenvolvimento Agrícola da Bahia é instalado e fortalece participação na construção de políticas para o setor

A posse dos membros do Conselho de Desenvolvimento Agrícola da Bahia (CDA)  foi realizada em cerimônia ocorrida nesta terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Centro Administrativo (CAB). Vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a instância é destinada ao diálogo, à articulação e ao assessoramento das políticas relacionadas ao desenvolvimento agropecuário do Estado.
Para a Seagri, a expectativa é de que o CDA possa participar ativamente na discussão dos desafios enfrentados pela agricultura baiana e na busca de soluções para melhoria da produtividade do setor, considerando dois pontos estratégicos: planejamento e assistência técnica aos produtores.
A composição do Conselho reúne 17 instituições, distribuídas entre representantes do Poder Público, instituições federais, entidades de pesquisa e ensino, setor produtivo, cooperativismo, agricultura familiar e organizações representativas das diferentes cadeias econômicas do Estado. Com a instalação do colegiado, será iniciado o processo de elaboração do Regimento Interno do CDA, que estabelecerá as normas de funcionamento, a organização, as competências, a dinâmica das reuniões e os procedimentos para análise e encaminhamento das matérias submetidas ao Conselho, seguindo os procedimentos administrativos e jurídicos aplicáveis.
A instalação da CDA representa também um marco histórico para a Bahia. Embora esteja formalmente previsto na estrutura e no regimento da Secretaria desde 1999, a efetiva nomeação e operacionalização foram oficializadas por meio do Decreto 24.402, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 26 de maio de 2026, contribuindo para a formulação, atualização e acompanhamento das diretrizes da política agrícola da Bahia.
Integração e planejamento de longo prazo
Durante a solenidade, a Secretaria do Planejamento (Seplan) apresentou o Plano de Desenvolvimento Integrado da Bahia (PDI Bahia 2050), com destaque para diretrizes estratégicas e perspectivas de longo prazo relacionadas ao desenvolvimento agropecuário e às atividades econômicas correlatas. A medida reforça a importância do planejamento estratégico para a definição de caminhos capazes de promover o crescimento sustentável e o desenvolvimento socioeconômico da Bahia, considerando o papel do setor agropecuário na dinâmica econômica e territorial do Estado.
Também foi realizada a apresentação da nova versão do Portal da Agropecuária da Bahia (Portagro), plataforma digital desenvolvida através de parceria entre a Seagri e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) que disponibiliza dados de geointeligência, gestão e produção do agronegócio baiano. Dentre as novidades estão a inclusão das informações da cotação de produtos agropecuários do estado, além de novo leiaute e mais facilidade no acesso e apresentação das informações.
Instituições que compõem o CDA
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)
Secretaria do Planejamento (Seplan)
Secretaria da Fazenda (Sefaz)
Secretaria de Infraestrutura (Seinfra)
Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
Secretaria do Meio Ambiente (Sema)
Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (SFA/BA)
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
União dos Municípios da Bahia (UPB)
Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb)
Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb)
Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (Fetag)
Associação Comercial da Bahia (ACB)
Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb)
Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *