ColunistasDestaques

09 de outubro DR. Norberto Odebrecht completaria 100 ANOS

Jamais poderia deixar de escrever sobre os 100 anos do Dr. Norberto Odebrecht. Com muita honra iniciei minhas atividades profissionais em 1969 como mensageiro na Organização Odebrecht na BR 324, Km 0, como aprendiz do meu eterno Mestre Dr. Norberto. Abracei os aprendizados e ensinamentos profissionais além disso o Mestre me ajudou no atendimento das minhas perguntas para a conclusão do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão de Pessoas nas Faculdades Integradas Olga Mettig, sob o Título: FILOSOFIA DE GESTÃO APLICADA PELO EMPRESÁRIO NORBERTO ODEBRECHT NA ORGANIZAÇÃO ODEBRECHT, que pode ser consultada na integra no meu site: www.aldericosena.com, onde sigilosamente lhe surpreendi com uma singela homenagem em vida lhe entregando a Monografia no dia 26 de março de 2012 na Sede da Odebrecht  na Av. Paralela. Obtive a cooperação do Dr. Norberto quando assumi a Superintendência da OCEB – Organização das Cooperativas do Estado para o desafio e missão de revitalizar o Sistema Cooperativo da Bahia, Dr. Norberto foi brilhante nos apoiando como palestrante em três Seminários Estaduais do Cooperativismo e também fomos parceiros nos empreendimentos de responsabilidade social da Fundação Odebrecht na implantação e criação de  Cooperativas de Palmito, Piaçava, Tilápia, dentre outras no Baixo Sul, em Gandu e Porto de Sauipe, visando a geração de trabalho, melhor distribuição de renda e dignidade para os cooperados e familiares.

Nos 30 anos de Fundação da OCEB – Organização das Cooperativas no ano de 2000 em uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa, Dr. Norberto Odebrecht foi agraciado com o Título de Cidadão Cooperativista da Bahia pela Organização.

A estratégia de gestão aplicada por Norberto Odebrecht foi à delegação plena e a descentralização das decisões que permitia a empresa tocar um número muito maior de obras que a concorrência. Ele percebia que o mundo dos negócios se assentava e permanece sobre um tripé formado pelo relacionamento entre o dono do capital, o empresário, sua equipe e o cliente.

Dr. Norberto, enquanto se exercitava nos diversos ofícios técnicos, assimilou as primeiras lições práticas de administração e gerência. Aprendeu muito mais, que coordenar pessoas num trabalho, para ele o trabalho exigia planejamento prévio e que, para avaliá-lo, contam com esforços, habilidades e técnicas e que o único e decisivo critério para o andamento das atividades é ter obtido o resultado dentro de princípios éticos.

Uma boa Filosofia de Trabalho de Gestão Empresarial está ligada a estratégias competitivas cuja inabilidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em que atua e se destaque da concorrência. Analisando a atividade intelectual “o empresário deverá ter como propósito, a produção de conhecimentos que tenham como raiz e destino, a atividade produtiva. Sem isso, seu esforço reflexivo resultará improdutivo e desprovido de utilidade prática”.

As origens da Organização Odebrecht remontam ao Século XIX, quando imigrantes alemães – entre eles, o Senhor Emil Odebrecht, bisavô de Norberto Odebrecht – chegaram ao Sul do Brasil. Eles traziam valores éticos fundada em formação religiosa de credo luterano e um forte espírito idealizados, que conseguiram transmitir aos seus descendentes (ODEBRECHT, 1998).

Seu pai, Emilio Odebrecht, desenvolveu uma carreira de construtor no Nordeste brasileiro, nas décadas de 1920 a 1930.  Uma das suas paixões era orientar trabalhadores e formar, no trabalho, diversos mestres-de-obras.

Trajetória do Empresário Norberto Odebrecht “- No início da década de 1940, o jovem Norberto Odebrecht assume os negócios de seu pai Emílio Odebrecht e, em 1944, funda a empresa que dá origem à Organização Odebrecht.”  O Jovem Norberto Odebrecht recebeu sólida educação familiar: “Fui educado para servir, não para ser servido”. ODEBRECHT, (1944 Págs. 16 – 23).

Os Princípios das Organizações Odebrecht – A Odebrecht é uma organização brasileira mais internacionalizada do país, “segundo ranking da Sobeet (Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica”, TRIBUNA (2010, p.19) , composta por negócios diversificados, com atuação e padrão de qualidades globais, um exemplo de modelo de gestão, bem sucedido, em nível nacional e internacional, sob a liderança do Norberto Odebrecht .

 “A filosofia de vida centrada no trabalho e na educação proposta por Norberto Odebrecht estrutura-se em torno da atividade produtiva da pessoa, eixo central do seu estar-no-mundo. Ela remete à questão do “homo faber” como produtor de bens, serviços, conhecimentos e acontecimentos. E assim conclui Norberto Odebrecht: A questão é de educação, cultura e estrutura, que podem ser sintetizadas na divisa: Amor à natureza e ao próximo”.

Legados do Mestre Norberto Odebrecht:

“Atitudes e Comportamentos Típicos: Espírito de servir, espírito de equipe, simplicidade, humildade, agilidade e flexibilidade na prestação de serviços, visando à satisfação do Cliente. O ser humano é um animal cultural, que age de acordo com a Filosofia de Vida que lhe é transmitida pela Instituição Família e pela Instituição Escola, posteriormente complementada pela Instituição Empresa. Os princípios, Conceitos e Critérios que formam a Cultura da Odebrecht não foram inventados. Foram aprendidos e sistematizados ao longo de décadas de Vida Empresarial.

O Líder tem que atuar com comprometimento, envolvimento e Espírito de Servir que é a pratica cuja BASE é a Simplicidade e a Humildade na pratica dos Princípios, Conceitos e Critérios que compõem as nossas Concepções Filosóficas, nossa Cultura”.

Dr. Norberto Odebrecht também tinha uma preocupação com os jovens: “A tarefa mais nobre do líder, à qual ele deve empenhar-se com maior satisfação é desenvolver-nos jovens de talento – o gosto pela liberdade disciplinada, com responsabilidade, bem como a vontade de fazer acontecer e de impor sua marca sobre os acontecimentos”. Norberto Odebrecht.

“Ser empresário não é apenas uma escolha profissional, um mero exercício de um tipo de atividade ou ocupação no mundo do trabalho. É uma atitude básica diante da vida, uma opção por tornar-se fonte de atos geradores de riqueza material e moral”, Norberto Odebrecht.

09/10/1920 a 19/07/2014–Descanse em Paz Mestre!

Eu, Alderico Sena, parabenizo o Mestre Norberto Odebrecht  pela importância que teve em vida e que serve de lição para conscientizar o ser humano a dar valor ao tempo e às pessoas e pelos relevantes serviços prestados à Nação, Bahia, Brasil e ao Mundo!

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas www.aldericosena.com 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *