Fundação Fabamed é a única representante das organizações sociais do Conselho Municipal de Saúde Salvador
Os novos conselheiros municipais de saúde tomaram posse nesta quarta-feira (27), na sede da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, no bairro do Comércio. Desta vez, a composição do colegiado conta com dois membros da Fundação Fabamed, é a única empresa para representar as organizações sociais que atua no ramo de prestadoras do serviço público da gestão municipal.
A partir de agora, Zorilmar de Santana Teixeira, gestora do 16ª Centro de Saúde, no bairro do Pau Miúdo, fará parte da comissão como afiliada titular e Silvia Maria Monteiro de Carvalho Orleans, secretária executiva da Fabamed, se junta aos demais pares na suplência.
O Conselho é constituído por representantes do segmento governamental, trabalhadores e usuários de serviços da saúde e devem fiscalizar a execução das Políticas de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, no âmbito do Sistema Único de Saúde na capital baiana.
Empossada, Zorilmar Teixeira reconhece o desafio de articular o pacto pela saúde, entre município e Governo do Estado, em especial nesse momento delicado de pandemia. “O espaço democrático permite diálogo permanente em todas as esferas da saúde pública, além da acessibilidade da comunidade nas políticas públicas e administração da saúde. Não mediremos esforços para buscar soluções de forma conjunta para garantir o amplo direito do cidadão no sistema de saúde”, disse.
A nomeação, publicada no dia 22 de janeiro no Diário Oficial do Município (DOM), contempla também o secretário municipal da Saúde, Leonardo Prates e o subsecretário, Décio Mendes. Além deles, foram empossados Catarina Garcia Menezes Pinto e Ravena Lima, vinculadas à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobre, Esportes e Lazer (SEMPRE); Ednésio Oliveira, do Ministério da Saúde e Mauro Adan do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (SINDHOSBA).