Governador entrega obra da macrodrenagem e assina Ordem de Serviço para saneamento básico em Lauro de Freitas. Intervenções somam mais de 300 milhões
“Essa obra representa o fim dos alagamentos e mais qualidade de vida para nós, moradores da região. O projeto valorizou bastante a área”, comemorou o agente de limpeza Marcos Moraes, 36 anos. Da porta de casa o morador observava a entrega de mais uma obra do Projeto de Macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, na localidade de Tropical de Baixo, em Itinga, na manhã desta sexta-feira (14). A obra beneficia mais de 150 mil pessoas.
No evento, que contou com a presença do governador Rui Costa e da prefeita Moema Gramacho, foi entregue a urbanização do entorno da intervenção, com área de lazer, campo de futebol, quadra poliesportiva, parque infantil e outros equipamentos. O governador também assinou a Ordem de Serviço para retomada das obras de saneamento básico da cidade, que estavam paralisadas.
“Ficou show de bola”, destacou o segurança Gilson Ferreira, 62 anos, lembrando o passado do local. “Antes isso daqui era cheio de mato, quando chovia era muita lama. Sem contar os alagamentos… Hoje tá 100%”.
A prefeita Moema Gramacho destacou a macrodrenagem dos rios como a obra em andamento no Nordeste. “Mais do que isso, ela junta a questão da obra física com o social, porque esses grandes reservatórios de captação de água das chuvas, na estiagem são praças poliesportivas, de cultura, de esporte e lazer para a comunidade. Ou seja, é um benefício social extremamente importante para essa região, e para todos os munícipes”, afirmou.
Ao todo, serão investidos mais de 300 milhões de reais nas duas intervenções, de acordo com o governador Rui Costa.
“Cerca de 200 milhões foram aplicados aqui para resolver o problema de enchentes, que historicamente castigam Lauro de Freitas. E essa [sistema de esgotamento sanitário], de mais de 154 milhões de reais é para dar ainda mais qualidade de vida aos moradores e levar a cidade a atingir 100% de esgotamento sanitário”, explicou o gestor.
Esse já é o quinto de um total de seis reservatórios que compõem o projeto, conforme explicou Maurício Matias, diretor de obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).
“A obra está sendo entregue junto com uma área de lazer para a população aqui e que visa, exatamente, isso; minimizar os alagamentos, principalmente em Lauro de Freitas”. Outros quatro reservatórios já foram entregues na obra que tem conclusão prevista para março de 2022.
A obra
A concepção das intervenções no Rio Ipitanga será composta pela instalação de seis reservatórios de amortecimento de cheias, e o desassoreamento das pontes na Estrada do Coco até a foz do Rio Ipitanga (no Rio Joanes). Além disso, também estão sendo executados nove canais de macrodrenagem. O trabalho é coordenado pela Conder, companhia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e abrange também o município de Salvador.
Em Itinga, além do reservatório, a comunidade foi contemplada com o Parque da Mata, uma área criada para proporcionar um espaço de lazer para os moradores, que dispõe de um campo de futebol, uma quadra poliesportiva, um campo de vôlei de areia, uma área para a prática de ginástica, um parque infantil e pistas de patinação e de corrida.
Jornalista: Aina Soledad
Foto: Maína Diniz e Rafael Magno