Casa da Ginástica da Bahia é a novidade da Sudesb para a modalidade em 2021
Além do espaço para a prática regular com aulas e treinamento, a autarquia firma nova parceria com a FBG para mais uma edição do Circuito Baiano de Ginástica
Sob o impacto positivo com a conquista das medalhas de ouro e prata pela atleta Rebeca Andrade, na Olimpíada de Tóquio, a ginástica da Bahia anuncia a retomada do seu calendário estadual e também a implementação, ainda este ano, da Casa de Ginástica da Bahia, uma novidade para a modalidade esportiva e que terá sede no município de Lauro de Freitas.
Na manhã desta sexta-feira, 13, a direção da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, reuniu-se com Evelin Lobo, presidente da Federação Bahiana de Ginástica (FBG), oportunidade em que trataram dos últimos detalhes do apoio da autarquia à modalidade esportiva.
“Assim como ocorre com muitas outras federações esportivas, a Sudesb tem uma parceria consolidada com a FBG e sempre apostou na ginástica baiana, seja com realização de competições e/ou com apoio de passagens para que atletas possam participar de provas fora do estado”, ressaltou Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.
Ainda de acordo com o gestor, a parceria torna-se ainda mais consistente agora em 2021 com o investimento que o Governo da Bahia fará para a implementação da Casa de Ginástica, que será um centro de excelência para atender a modalidade de ginástica na Bahia, assim como já acontece com a canoagem, com os centros de excelência de Itacaré e Ubaitaba e em breve iremos inaugurar o de Ubatã”, diz Vicente.
“É notório o aumento do interesse das pessoas pela ginástica, com o resultado maravilhoso e até então inédito conquistado pela paulista Rebeca Andrade. O ano de 2020 não foi fácil para o esporte, e todos sofremos o impacto da pandemia do coronavírus. Ainda assim, com o apoio da Sudesb, realizamos o CampeOnline Bahia de Ginástica, que foi um sucesso e de grande repercussão. Com essa atividade, totalmente virtual, conseguimos manter as ginastas mobilizadas e interessadas nos treinos em casa”, conta Evelin.
Segundo Evelin, o projeto da Casa da Ginástica chega em um momento importante para a categoria. “É muito grande a expectativa da FBG em garantir este espaço para oferta regular de aulas de ginástica com qualidade, oferecendo melhor condição de competitividade para os atletas que representam o nosso estado em campeonatos nacionais e internacionais”, enfatiza a dirigente.
Já o Circuito Baiano de Ginástica será realizado de 09 de outubro a 19 de dezembro, em quatro etapas. As três primeiras serão de forma hibrida, ou seja, virtual e presencial. A quarta e última etapa, será presencial, com a realização da noite de gala. Juntos, os dois projetos irão beneficiar, gratuitamente, mais de um mil atletas nas modalidades de ginástica rítmica, aeróbica, ballet e ainda uma turma intitulada ginástica para todos, atendendo vários tipos dessa modalidade esportiva.
Na foto, (Da esq. para dir.) Diogo Rios (Chefe de Gabinete); Evelin Lobo (Presidente da FBG); Vicente Neto (Diretor Geral da Sudesb)