ALBA recebe indicações para criar Programa de Testagem Ampla e Periódica de Alunos, Profissionais de Educação e Funcionários da Rede de Ensino
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) indicações destinadas ao governador Rui Costa e ao prefeito de Salvador Bruno Reis que criem, cada um em sua jurisdição, Programa de Testagem Ampla e Periódica de Alunos, Profissionais de Educação e demais Funcionários da Rede de Ensino para detecção de possíveis casos de covid-19 nas unidades escolares.
“É fundamental a criação de programa de testagem ampla e periódica nas escolas voltados à mitigação da transmissão e do contágio pelo coronavírus, especialmente devido aos registros de casos de covid-19 em diversas escolas estaduais e em Salvador. É importante pensarmos nas consequências da reabertura escolar que ocorre simultaneamente com o afrouxamento das restrições em toda a sociedade e do efeito que tais ações podem ter, se não adotarmos todos os cuidados necessários para uma retomada mais segura para estudantes, mães, pais, responsáveis e profissionais da educação em geral”, afirma o parlamentar em suas indicações.
Atualmente o protocolo de volta às aulas, prevê que somente em caso de aluno com confirmação de covid, haverá suspensão temporária de aulas. No caso da covid-19, mesmo pessoas assintomáticas (e vacinadas) podem transmitir o vírus, embora os casos sejam mais raros do que entre grupos não vacinados.
Hilton Coelho acrescenta estar preocupado “ diante de relatos de alunos que contraíram a doença após a volta às aulas e, inclusive, da suspensão de aulas em diversos municípios baianos fica evidente a necessidade de pensarmos em estratégias de contenção e de cuidado. De janeiro a junho de 2021, a quantidade de pessoas com até 19 anos – os considerados crianças e adolescentes na pediatria – que se contaminaram com o coronavírus na Bahia já era superior a todo o ano de 2020. Segundo os dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em junho, já havia cerca de 60.910 infectados frente aos 56.090 casos de todo o ano de 2020”.
O legislador conclui afirmando ser fundamental “a testagem nas unidades escolares para termos possibilidade de identificar e frear a escalada de casos confirmados nas escolas. O governador e o prefeito de Salvador, o Estado, têm o dever, junto à família e sociedade, de garantir um ambiente seguro, apropriado e zelar pela integridade da saúde e do bem-estar do dos estudantes e diante da importância que se reveste o assunto, contamos com a aprovação das indicações e que sejam praticados o mais rápido possível em Salvador e nas unidades escolares estaduais na Bahia. Mais do que nunca o caminho é de prevenção e luta em defesa da vida”.